A Tanzânia enfrenta um surto do vírus de Marburg. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (20/1) pela presidente do país, Samia Suluhu Hassan, após a confirmação de um caso positivo. O vírus pertence à mesma família do Ebola e apresenta alta taxa de mortalidade.
Até agora, 25 casos suspeitos foram identificados na região de Kagera, no noroeste do país. Apenas um deles foi confirmado, enquanto os demais estão sob monitoramento cuidadoso.
Durante uma coletiva de imprensa na capital administrativa da Tanzânia, a presidente afirmou que o país está preparado para lidar com o surto. O anúncio foi feito com a presença do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.
“Testes realizados no Laboratório Móvel de Kabaile, em Kagera, e confirmados em Dar es Salaam, detectaram um paciente infectado pelo vírus de Marburg. Felizmente, os outros casos suspeitos apresentaram resultado negativo. No passado, mostramos capacidade de controlar um surto semelhante, e estamos determinados a fazer o mesmo agora”, declarou Samia.
A presidente destacou que o objetivo do comunicado é trazer tranquilidade à população da Tanzânia e à comunidade internacional. Samia reafirmou o compromisso do país em enfrentar desafios globais de saúde.
A OMS informou que está colaborando com as autoridades tanzanianas para intensificar as ações de controle do surto. Entre as medidas estão o reforço da vigilância da doença, realização de testes laboratoriais, manejo de casos, prevenção de infecções e conscientização da população para evitar a propagação do vírus.
“A OMS, junto a seus parceiros, está empenhada em apoiar o governo da Tanzânia no controle do surto o mais rápido possível, buscando construir um futuro mais saudável e seguro para todos no país”, declarou Ghebreyesus.
Sobre o vírus de Marburg
O Marburg é classificado como um vírus com potencial pandêmico. Sua transmissão ocorre, principalmente, por meio de contato direto com fluidos corporais de pessoas infectadas, como sangue, saliva e suor.
A infecção geralmente provoca sintomas súbitos, como dores musculares, cólicas abdominais, diarreia e vômitos com sangue. Altamente perigosa, a doença pode apresentar uma taxa de mortalidade de até 88%.