quinta, 16 de janeiro de 2025
Economia
08/01/2025 | 15:45

Varejo deve recuar no primeiro trimestre de 2025, projeta consultoria

De acordo com o levantamento do IBEVAR - FIA Business School, o varejo ampliado, incluindo veículos e material de construção, não deve crescer, e o restrito tem previsão de recuo de 0,29 no primeiro trimestre de 2025.
 
Dos sete segmentos identificados pelo FIBGE, três (Supermercados, Produtos Alimentícios, Veículos e Peças) devem experimentar estagnação. Tecidos e Vestuário e Móveis e Eletrodomésticos têm previsão de retrocesso nas vendas de 0,21 e 2,08% respectivamente. A estimativa de expansão fica no setor de Artigos Farmacêuticos (1,76%) e Material de Construção (1,12%).
 
Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, acredita que esse resultado era esperado pelas incertezas do quadro econômico. "O consumo vinha resistindo graças ao arrefecimento das pressões inflacionárias e a crença de que a trajetória do ritmo de preços voltará a subir aumenta a insegurança, diminuindo ou postergando o consumo”, esclarece Felisoni.
 
 
 
Sobre a FIA Business School - Criada em 1980, a FIA Business School é referência entre as escolas globais de negócios do Brasil e da América Latina. Atua em educação executiva, pesquisa e consultoria com soluções customizadas para organizações do setor privado e público 
 
Sobre o IBEVAR - O IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. 
 
  • "O consumo vinha resistindo graças ao arrefecimento das pressões inflacionárias (Foto: Divulgação)

 

JORNAL IMPRESSO
01/01/2025
20/12/2024
06/12/2024
29/11/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS