A Secretaria de Saúde de Itajaí deu início às ações de combate à proliferação do Aedes Aegypti. A mobilização busca reduzir os casos de dengue e garantir a contenção do mosquito transmissor da doença. Para isso, equipes realizaram a aplicação de inseticida com tratamento perifocal em pontos estratégicos da cidade na última sexta-feira (03).
O tratamento perifocal consiste na aplicação de uma camada de inseticida de ação residual nas paredes externas dos depósitos. A iniciativa é realizada por meio de aspersor manual ou motorizado, com o objetivo de atingir o mosquito adulto que pousar no local ou no momento anterior à postura de ovos.
A ação é realizada em pontos estratégicos com o intuito de aumentar a eficácia da iniciativa. Os locais alvos são imóveis que propiciam a criação e dispersão do mosquito Aedes aegypti. Além de espaços onde há uma grande concentração de depósitos que podem ser utilizados como desova para o mosquito, como ferro-velhos, borracharias, reciclagem, entre outros. Estes ambientes também recebem monitoramento e vistorias quinzenais dos agentes de combate às endemias.
Durante a ação, a equipe da Secretaria de Saúde identificou quatro focos do mosquito Aedes Aegypti. Neste ano, o município também registra 86 casos suspeitos de dengue e um caso confirmado, no bairro Espinheiros. Denúncias de focos podem ser realizadas através do aplicativo Conecta.í. Mais informações podem ser obtidas através do portal da dengue, através deste link (clique aqui).
Confira as recomendações para evitar a proliferação do mosquito da dengue:
- Eliminar recipientes que acumulam água, como pneus, garrafas e vasos de plantas
- Manter caixas d'água e reservatórios tampados
- Limpar calhas e lajes
- Utilizar repelentes e roupas de mangas compridas, especialmente durante o dia
- Deixar as lixeiras bem tampadas
- Recolher e acondicionar o lixo do quintal
- Cobrir piscinas
- Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários
- Limpar a bandeja externa da geladeira