sábado, 25 de janeiro de 2025
Geral
04/01/2025 | 17:23

EMASA foca em soluções rápidas para melhorar água e esgoto na nova gestão

Desde o início do novo ciclo administrativo, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) está trabalhando para resolver os principais desafios relacionados ao abastecimento de água e ao tratamento de esgoto em Balneário Camboriú. Com uma agenda acelerada, a equipe técnica já definiu prioridades para garantir serviços mais eficientes e atender às demandas. Nos últimos dois dias o diretor-presidente, Auri Pavoni e seu corpo técnico, realizaram visitas, reuniões e conversas com prestadores de serviços para resolver demandas e por em prática, os planos da prefeita Juliana Pavan para melhorar o fornecimento de água e o tratamento de esgoto no município. 
 
Abastecimento de Água 
 
Uma das primeiras ações envolve o enfrentamento de problemas de baixa pressão de água relatados por moradores de prédios na região central e na Barra Sul. Em dias que precederam a virada de ano, alguns condomínios da região central e Barra Sul, tiveram dificuldades na entrada de água e chamaram caminhões pipa para abastecer seus reservatórios.  "Embora a água esteja disponível, a pressão insuficiente tem dificultado o abastecimento em condomínios com alta ocupação. Nossa equipe está avaliando as causas e indo diretamente nos edifícios, apontando os problemas e dando soluções para corrigir essa situação rapidamente", afirmou Pavoni. A equipe técnica deseja chamar síndicos e administradoras para passar novas orientações para que os condomínios tenham mais vazão na entrada de água. 
 
Melhorias no sistema de esgoto
 
Outro tema de destaque é a modernização da rede de esgoto e das estações de tratamento. Segundo Pavoni, muitas elevatórias estão subdimensionadas e apresentam problemas de vazamentos, prejudicando o atendimento à demanda crescente. "A prefeita nos cobrou avanços significativos para a próxima temporada. Vamos revisar as estruturas e agilizar as melhorias necessárias para garantir eficiência no sistema", ressaltou.
 
Tecnologia para combater o mau cheiro
 
Além da infraestrutura, a gestão busca soluções inovadoras para minimizar os impactos ambientais e sociais do tratamento de esgoto. Na próxima semana a Emasa vai enviar dois técnicos para Araras, em São Paulo, afim conhecer tecnologias que utilizam organismos biológicos capazes de eliminar o mau cheiro e reduzir a produção de lodo nas lagoas da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Esperança. "Se essas tecnologias se mostrarem eficazes, trabalharemos para implementá-las em nossa ETE o mais rápido possível", destacou.
 
Compromisso com resultados
 
A nova gestão da EMASA reafirma o compromisso de transformar os serviços de água e esgoto de Balneário Camboriú. "Estamos tratando essas questões com a máxima urgência. A população pode esperar avanços significativos, especialmente com foco na qualidade e na sustentabilidade dos serviços", finalizou Pavoni.
 
Com essas ações, a EMASA espera garantir melhorias essenciais antes da próxima temporada turística, assegurando mais conforto e qualidade de vida para moradores e visitantes.
 
Assessoria de Comunicação EMASA
Texto: Rafael Weiss – SC/02094JP
Foto: Divulgação

JORNAL IMPRESSO
24/01/2025
17/01/2025
01/01/2025
20/12/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS