O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi pré-selecionado para a categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (3) por meio do perfil oficial da Academia no Instagram. Na publicação, o longa aparece listado como "Brazil" no topo da imagem divulgada.
A mensagem que acompanha o anúncio informa: "Quinze filmes avançaram para a próxima etapa de votação na categoria de Longa-Metragem Internacional. É aqui que eles se posicionam no mapa," em referência aos países e títulos indicados.
O filme também concorre em duas categorias do Globo de Ouro 2025, que será realizado no próximo domingo (5): Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Atriz de Drama, pela performance de Fernanda Torres.
Ainda Estou Aqui já levou mais de três milhões de pessoas aos cinemas. A obra retrata a trajetória de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres em sua juventude e por Fernanda Montenegro na fase idosa. Eunice, mãe de cinco filhos, dedicou décadas de sua vida para que o Estado brasileiro reconhecesse a morte de seu marido, Rubens Paiva, ex-deputado que foi preso, torturado e morto por agentes da Aeronáutica em 1971. O corpo de Rubens nunca foi encontrado.
O roteiro é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice. A obra também aborda os anos em que Eunice conviveu com Alzheimer antes de falecer, em 2018. O filme marca o retorno de Walter Salles à direção de longas-metragens após um hiato de 12 anos.
Lista completa dos filmes pré-selecionados:
Brazil: I'M STILL HERE
Canada: UNIVERSAL LANGUAGE
Czech Republic: WAVES
Denmark: THE GIRL WITH THE NEEDLE
France: EMILIA PÉREZ
Germany: THE SEED OF THE SACRED FIG
Iceland: TOUCH
Ireland: KNEECAP
Italy: VERMIGLIO
Latvia: FLOW
Norway: ARMAND
Palestine: FROM jb_GROUND ZERO
Senegal: DAHOMEY
Thailand: HOW TO MAKE MILLIONS BEFORE GRANDMA DIES
United Kingdom: SANTOSH