O presidente da Rússia, Vladimir Putin, apresentou desculpas neste sábado (28) ao presidente do Azerbaijão por um "trágico incidente" ocorrido no espaço aéreo russo.
O voo J2-8243 caiu na quarta-feira (25) próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão, após alterar sua rota ao sul da Rússia, região que teria sido alvo de ataques com drones ucranianos. O acidente resultou na morte de pelo menos 38 pessoas.
Quatro fontes com acesso às investigações preliminares conduzidas pelo Azerbaijão informaram à Reuters na quinta-feira (26) que o avião foi derrubado por engano pelas defesas aéreas russas.
“(O presidente) Vladimir Putin pediu desculpas pelo trágico incidente no espaço aéreo russo e reiterou suas profundas condolências às famílias das vítimas, além de desejar pronta recuperação aos feridos. […] Naquele momento, as cidades de Grozny, Mozdok e Vladikavkaz estavam sendo atacadas por drones ucranianos, e os sistemas de defesa aérea russos estavam respondendo a essas incursões”, declarou o Kremlin em um comunicado oficial.