A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi homenageada em Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Tijucas nesta segunda-feira, 16. A Moção de Louvor, alusiva aos 60 anos da instituição, foi proposta pelo vereador Maurício Poli por meio do requerimento n° 126/2024.
Tijucas foi o segundo município de Santa Catarina a receber um campus da instituição durante o processo de expansão, iniciado em 1990. A Univali acompanha o desenvolvimento da região por meio da oferta de cursos desde a educação básica até a pós-graduação, além da realização de projetos de extensão e do atendimento jurídico no Escritório Modelo de Advocacia (EMA).
Ao longo dessa trajetória, a Univali formou quase 800 bacharéis em Direito no campus Tijucas, bem como realizou, somente em 2024, cerca de 1.600 atendimentos no EMA, beneficiando diretamente a população com orientação jurídica, acompanhamento em audiências e elaboração de acordos e peças judiciais.
“Nosso campus foi criado para atender a comunidade de toda a região do Vale do Rio Tijucas, que antes tinha que se deslocar até cidades como Florianópolis ou Itajaí para que os estudantes pudessem frequentar cursos de ensino superior. O projeto de implantação tinha como principal desafio conscientizar a sociedade e envolver o poder público de toda a região para que acreditassem no poder transformador da educação e na possibilidade de trazer a universidade para o município. Desde então, realizamos um grande empenho para consolidar e ampliar nossa estrutura na cidade e encontramos na comunidade tijuquense a confiança no nosso propósito e o acolhimento a cada projeto, a cada ideia e a cada novo curso aqui iniciado. Estamos muitos felizes e gratos pela homenagem", enfatizou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.
“Para mim é uma honra prestar essa homenagem como vereador e como empresário de Tijucas. Sou testemunha da contribuição da Univali para o desenvolvimento da nossa região e este é um reconhecimento para todos que fazem parte da história da instituição no município. Foi com muito carinho que propus esse requerimento, aprovado por unanimidade por todos os integrantes desta casa legislativa", afirmou o vereador proponente da homenagem, Maurício Poli.
Foto Dales Hoeckesfeld