A Secretaria de Segurança Pública de Balneário Piçarras, em parceria com a Celesc, realizou uma operação nesta quinta-feira, 5, para remover fios em desuso e danificados dos postes de energia da cidade. A ação resultou na retirada de 1,5 tonelada de cabos, contribuindo para a segurança e a estética urbana.
Fios abandonados representam riscos significativos, incluindo acidentes, incêndios e interferências em serviços essenciais. Além disso, causam poluição visual, transmitindo uma sensação de desordem e negligência, o que pode afetar a qualidade de vida dos moradores e impactar negativamente o turismo e a economia local.
No Brasil, a presença de fios soltos e entrelaçados nos postes é um problema recorrente, resultando em acidentes graves e até fatais. Levantamentos indicam que postes com fios soltos causaram mais de 4 mil mortes, evidenciando a negligência das distribuidoras de energia.
Em Balneário Piçarras, a empresa Oi é a principal responsável por fios abandonados, seguida por empresas de serviços de internet. A Secretaria de Segurança Pública solicita à população que denuncie pontos críticos, enviando o endereço completo e fotografias dos locais com fios danificados ou que representem risco, por meio do WhatsApp da Fiscalização de Posturas, o (47) 99122-0863.
Assessoria de Comunicação Social
Raffael do Prado