Premiação reconhece pesquisadores e profissionais de comunicação. (Foto: Chico Max/Divulgação Confap)
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lançou o edital 63/2024, com o objetivo de selecionar as candidaturas estaduais para a etapa nacional do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) Professor Ennio Candotti – edição 2024. Deste modo, a Fapesc convida Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) catarinenses a indicarem pesquisadores e profissionais de comunicação, especializados em jornalismo científico, que tenham contribuições relevantes para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no estado e no Brasil. Os selecionados representarão Santa Catarina na etapa nacional do prêmio, que busca reconhecer as melhores práticas e inovações nas áreas de pesquisa e comunicação científica.
O Prêmio Confap de CTI reconhece cientistas que se destacaram em suas áreas de pesquisa, além de profissionais de comunicação que, por meio de suas atividades jornalísticas, aproximaram a sociedade da ciência, da tecnologia e da inovação. A edição de 2024 será lançada simultaneamente em todos os estados brasileiros, com a Fapesc sendo responsável pela seleção de candidatos em Santa Catarina. O prêmio será dividido em duas etapas: a estadual, coordenada pela Fapesc, e a nacional, para a qual serão encaminhados os finalistas de cada estado.
O prêmio contará com três categorias principais: “Pesquisador(a) Destaque”, “Pesquisador(a) Inovador(a)” e “Profissional de Comunicação”. Na categoria “pesquisador(a) destaque”, serão premiados pesquisadores nas subcategorias de ciências da vida, ciências exatas e ciências humanas. Já na categoria “pesquisador(a) inovador(a)”, as subcategorias serão focadas em inovação para o setor empresarial e inovação para o setor público. Por fim, a categoria “profissional de comunicação” será destinada a jornalistas especializados em comunicação científica, com ênfase em materiais veiculados em mídias impressas, internet, telejornais e rádio.
As inscrições para a Etapa Estadual de Santa Catarina devem ser feitas até o dia 13 de dezembro de 2024, por meio da plataforma SIGFapesc. A seleção interna das ICTI catarinenses será conduzida de acordo com critérios estabelecidos no edital, sendo que cada instituição poderá indicar até seis candidatos para a fase estadual. O resultado dos finalistas será divulgado no dia 20 de dezembro de 2024, com a expectativa de que os selecionados estaduais participem da etapa nacional do prêmio.
Com o objetivo de promover a integração entre os pesquisadores e profissionais de comunicação de diferentes estados, o Prêmio Confap de CTI também tem como missão dar visibilidade às contribuições dos profissionais de Santa Catarina para o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Gizely Campos