teórico constitui a etapa final do certame e, após a sua conclusão, os alunos estarão aptos para entrar em exercício funcional.
O curso dura cerca de 40 dias, com estudos teóricos sobre a legislação de trânsito, ministrados por uma empresa especializada do ramo, cuja prestação de serviço se dá por meio de licitação. Ao entrar em sua última semana nesta segunda-feira (18), a formação dos novos agentes passará, em seguida, para a abordagem prática, a cargo da Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito de Navegantes (Navetran).
Com isso, eles irão às ruas de Navegantes aplicando os conhecimentos adquiridos em ambos os cursos, orientando e auxiliando motoristas, ciclistas e pedestres no trânsito.
Conforme previsto pelo superintendente da Navetran, Joziel Pereira, o cronograma do concurso e as fases de capacitação dos servidores seguem o calendário estabelecido. Dessa forma, os dez novos agentes municipais de trânsito de Navegantes devem iniciar oficialmente suas atribuições no início de dezembro.
Ainda de acordo com Pereira, a expectativa, com a contratação dos servidores efetivos, é a de que todo o município, futuramente, seja contemplado com agentes operando em todos os bairros.
Texto: Rebeca Amaral – 5174/SC