Mastologistas e oncologistas que se reúnem para dividir experiências e casos sobre a doença, resolveram abrir as portas, gratuitamente, para pacientes com câncer de mama, que necessitam de uma consulta de urgência.
A descoberta do câncer de mama após exames de rotina não é fácil para nenhuma mulher. É um misto de emoções e questionamentos que nem sempre são amparados ou sanados corretamente.
Por isso, os especialistas que fazem parte do Instituto Santa Ágatha, mastologistas, oncologistas e profissionais que participam da jornada do paciente com câncer de mama, vão disponibilizar gratuitamente a primeira consulta para mulheres com a doença e também para mulheres que já passam por tratamento oncológico. Isso vai acontecer nos consultórios dos médicos participantes e devem ser agendadas através dos links que estarão disponíveis no Instagram do Instituto.
A ação social surgiu depois de uma conversa entre os especialistas que pretendem ampliar os atendimentos e dar a devida atenção as pacientes que descobriram recentemente a doença ou que já passam por esse processo.
Para agendar a consulta é preciso escolher um dos médicos participantes e marcar a sua consulta. Lembrando, que há mastologistas e oncologistas em toda a região da AMFRI e que as consultas serão limitadas por conta da agenda dos especialistas.
Instituto Santa Ágatha
O Instituto pretende ser referência para pacientes que recebem ou já tem o diagnóstico de câncer de mama.
“Queremos oferecer as mulheres um atendimento especializado, para que todas se sintam amparadas e mais seguras com relação ao tratamento que vão enfrentar”, revelou o oncologista Gabriel Quintela.
Um dos Pilares do Instituto Santa Ágatha é justamente levar informação de forma mais clara e humanizada às pacientes com câncer de mama, para que compreendam qual o melhor tratamento para cada caso. Além disso, os médicos poderão auxiliar as pacientes no cuidado diário e também na melhor maneira de enfrentar esse momento.
Instituto Santa Ágatha também tem o papel de troca de experiências, quando os especialistas se reúnem para debater tudo o que há de mais novo e moderno no tratamento da doença, já que os médicos participam frequentemente de congressos no Brasil e no exterior.
“Toda essa troca de experiências pode ser compartilhada e discutida entre nós profissionais para que possamos adotar o tratamento mais adequado para cada caso clínico atendido pelo Instituto”, disse o oncologista Gabriel Quintela.
O Instituto Santa Ágatha também tem como objetivo contribuir com estudos e pesquisas quando se trata em câncer de mama. Através do banco de dados de cadastro oncológico, será possível identificar situações que possam vir a contribuir com a saúde de outros pacientes.
Dados do INCA - Instituto Nacional do Câncer revelam que Santa Catarina tem alto índice de casos da doença, número que só deve crescer nos próximos anos. Se excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões do país, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados mais de 73,6 mil casos novos da doença.
*Agendamentos de consultas médicas a partir do dia 19/11 no instagram @instituto.santaagatha
Mais informações ou contato para entrevistas: MARI JUNKES (47) 9 8801 8985
Doutor Gabriel Quintela - oncologista