Foi lançada nesta terça-feira (12), durante o Alesc Itinerante de Lages, na Serra catarinense, a Frente Parlamentar de Apoio ao Microcrédito e às Microfinanças. O objetivo é articular ações de apoio e fomento ao setor, considerado estratégico para o desenvolvimento de Santa Catarina.
O grupo será coordenado pelo deputado Mário Motta (PSD), proponente da Frente na Alesc. “Queremos encontrar caminhos para promover a proteção dos interesses das empresas de pequeno porte de nosso estado. Esse é o marco inicial de uma longa caminhada que teremos pela frente”.
Representante do Banco Empreendedor da Grande Florianópolis, Luiz Carlos Floriani, fez um breve resgate da implantação das organizações de microcrédito em Santa Catarina. “Ao longo desses anos, quase R$ 6 bilhões foram emprestados em operações de crédito de ticket médio na ordem de R$4 mil reais. Um fomento de cinquenta a cem mil pequenos empreendimentos”, comemora.
Floriani também defendeu o modelo de microfinanças. “Passamos a difundir este modelo porque o empreendedor precisa de recursos para o seu negócio, mas também para reformar sua casa, para construir um banheiro, investir em saneamento. Por isso a importância desta rede, por onde emprestamos recursos que serão re-emprestados para a base. Ninguém está usando nenhuma das ofertas do sistema social dos governos. Todos estão gerando a própria renda e milhares de postos de trabalho”.
A Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc), esteve representada por Ari Rabaiolli. Segundo ele, desde 1999, o Badesc ajuda na constituição das Oscips, que são entidades privadas que atuam em áreas do setor público com interesse social, e que podem ser financiadas pelo Estado.
“Durante 10 anos contribuímos com as operações de crédito. Atualmente estamos operacionalizando o Pronampe SC, viabilizado a partir de parceria com quatro sistemas cooperativos: Sicred, Sicoob, Cresol e Ailos. Por meio dele, emprestamos recursos para as oscips e elas fazem um papel fantástico lá na ponta. Agora estamos em tratativas para começar a atender as microfinanças e a Frente vai ajudar muito neste projeto que está sendo encabeçado”.
A representante do Banco da Família, Isabel Baggio foi uma das pessoas que encabeçaram o movimento pela criação da Frente Parlamentar em defesa do setor na Alesc. “As microfinanças transformaram as nossas vidas. O verdadeiro empoderamento é quando a pessoa tem dinheiro no bolso e autonomia para fazer suas compras. Este movimento é digno e um exemplo de Santa Catarina para o Brasil”, destacou Isabel Baggio.
O lançamento da Frente Parlamentar de Apoio ao Microcrédito e às Microfinanças foi prestigiado pelos deputados Nilso Berlanda (PL), Marcius Machado (PL), Lucas Neves (Podemos), José Milton Scheffer (PP), Sargento Lima (PL), Antidio Lunelli (MDB) e Marquito (PSol).
Gicieli Dalpiaz
Agência AL