Com criações instrumentais, canções e atravessamentos tecnológicos originais, Tiago Brizolara (voz, violão 7 cordas) apresenta-se sábado (16), às 20h, na Casa da Cultura Dide Brandão. Ele estará acompanhado de Binho Toledo (bateria e percussão), Rubens Azevedo (sopros) e Susi Brito (voz). No show “Ficções Populares”, o grupo percorre desde raízes folclóricas até o que seriam práticas populares do futuro. Os ingressos custam R$ 30 e podem ser adquiridos na plataforma Sympla.
A premiada multiartista lusobrasileira Tatiana Cobbett será a convidada especial. Ela executará o “Elemental”, instrumento musical corporal eletroacústico criado por Tiago, que sintetiza de forma realista os sons de vento, chuva e trovão, controlados por dança capturada via sensores sem fio nos braços da executante.
A cenografia conta com projeção digital interativa também autoral: uma cachoeira escaneada tridimensionalmente (parceria com a LabPresença Experiências Imersivas) é projetada e manipulada com uma poética particulada. Nela, os músicos são inseridos ao vivo por meio de uma câmera especial que revela as sutilezas de sua gestualidade musical. O acabamento dessa cenografia digital será conduzido ao vivo por Anthony Bet (generativeanthony).
Sobre o show
O show começou a circular em 2023, foi selecionado para o Floripa Conecta, e ficou em 5º lugar na ampla concorrência de SC no prêmio Funarte Pixinguinha 2024. A proposta inclui “Quanto Dura uma Fita de Viola em Tempo de Reis?”, finalista do SAMSUNG Instrumental e da Fampop em 2022, entre outros trabalhos que circularam nacionalmente.