segunda, 09 de dezembro de 2024
Geral
12/11/2024 | 17:00

Estado mais seguro do País: governador destaca investimentos às forças de SC nos 89 anos da Secretaria da Segurança Pública

Fotos: Leo Munhoz/Secom
 
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) comemora, nesta terça-feira,12, seus 89 anos de serviço dedicado à proteção dos catarinenses. Para marcar a data, em uma solenidade na sede da SSP, em Florianópolis, o governador Jorginho Mello fez entregas importantes para fortalecer as forças de segurança no estado. O ato, com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, também contou com homenagens e a entrega da Medalha de Mérito “Luiz Carlos Schmidt de Carvalho”.
 
“Se hoje temos esse status de o estado mais seguro do país é graças aos homens e mulheres das nossas forças de segurança que fazem parte da secretaria da segurança pública. Eu tenho muito orgulho de todas as nossas forças: PM, Civil, Bombeiros e Polícia Científica. Estamos investindo em todas elas para elevar ainda mais o nível de atendimento ao cidadão. Melhorando e reformando os prédios onde a população é atendida, comprando novas viaturas e equipamentos. E hoje tenho a alegria de trazer essa boa notícia que é a paridade e integralidade dos aposentados ligados à SSP, no aniversário da Secretaria”, destaca o governador Jorginho Mello.
 
Recriada pelo governador Jorginho Mello, que sancionou a Lei nº 18.646/2023 com o objetivo de integrar o trabalho das polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros Militar, a Secretaria de Segurança Pública celebra conquistas.
 
“É um momento especial, a data magna, 89 anos de bons serviços prestados à sociedade catarinense que nos coloca atualmente na condição de estado mais seguro do país, graças ao empenho, à dedicação, ao denodo, ao esforço de cada policial militar, cada policial civil, cada policial científico e cada bombeiro militar que atuam nas forças de segurança do nosso Estado. Hoje, nós estamos, então, celebrando e aqui nós estaremos enfatizando os cerca de R$ 106 milhões de reais que o governo Jorginho Mello entrega às forças de segurança pública ao longo do período desde que assumiu”, frisa o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Graff.
 
O secretário enumera como entregas importantes, viaturas semiblindadas, armamentos de última geração, drones, munições, equipamentos de proteção individual. “Tem ainda, fundamentalmente, a valorização do policial como um todo, a partir da recuperação, da reintegração, da paridade, da integralidade dos policiais civis, dos policiais científicos e dos policiais penais”, reforça Graff.
 
Investimentos
Durante a cerimônia, além da entrega de oito viaturas de auto resgate caracterizadas e cinco descaracterizadas para o Corpo de Bombeiros Militar, foram anunciadas as aquisições que ocorreram em 2024. São veículos, armamentos, munições e equipamentos para as corporações de segurança com investimentos que somam quase R$ 92 milhões. A Polícia Militar recebeu munições, viaturas com proteção balística, equipamentos para treinamento e spray de pimenta. O Corpo de Bombeiros foi equipado com viaturas de resgate e equipamentos de proteção individual para combate a incêndios. A Polícia Científica conta com a aquisição de drones, equipamentos para coleta de material biológico e dispositivos para detecção de impressão digital. Já a Polícia Civil recebeu munições, viaturas, estações de trabalho e fuzis, entre outros itens. Essas aquisições foram realizadas pelo Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp/SC) em colaboração com o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).
 
Paridade e integralidade a aposentados
O governador Jorginho Mello assinou a proposta que deve alterar a Lei Complementar n° 412, de 2008, com o objetivo de padronizar as regras de aposentadoria de 12 carreiras da Segurança Pública. A mudança beneficiará profissionais da Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica e do sistema socioeducativo, totalizando mais de 4,2 mil servidores. A proposta inclui a concessão de pensão especial com paridade e integralidade para aposentados dessas instituições.
 
Reconhecimento
A Medalha de Mérito da Segurança Pública do Estado de Santa Catarina, “Luiz Carlos Schmidt de Carvalho”, foi concedida na solenidade realizada nesta terça, 12, reconhecendo o trabalho de profissionais e instituições que se destacaram pela dedicação em favor da segurança pública. Instituída pelo Decreto nº 2.420, de 14 de outubro de 2014, a honraria é destinada a pessoas físicas e jurídicas que, por meio de suas atividades, contribuem de maneira significativa para a proteção e bem-estar da população catarinense.
 
Homenageados
Comandante-geral da Polícia Militar de SC, Coronel Aurélio José Pelozato da Rosa
Delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel
Tenente-coronel PM Ricardo Sartori
Delegado de Polícia de Entrada Especial – Aposentado – Valério Alves de Brito (PCSC)
1º Sargento BM Neodir Geovani Lohmann (BMSC)
Perito Criminoso Rafael Gazola (PCISC)
Ana Lúcia Peixoto (Efetivo SSP/SC)
Matheus Anjos da Silva (Terceirizado SSP/SC)
 
ASCOM | SSP
Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina

JORNAL IMPRESSO
06/12/2024
29/11/2024
22/11/2024
15/11/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS