Com área de 172.675 m² que abriga mata remanescente de mangue e Mata Atlântica, o Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta é o local escolhido por muitas aves para terem os filhotes. Na primavera, época de reprodução desses animais no Sul do Brasil, o Parque fica repleto de ninhos.
Um desses ninhos é de uma família de quero-quero, cujos filhotes podem ser vistos em um gramado próximo ao prédio da Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú (Semam), que fica dentro do Parque. Pai, mãe e dois filhotes não devem ser perturbados pelos visitantes, orienta a Semam, reforçando que é proibida (em qualquer época do ano) a entrada de animais domésticos no lugar. Cães e gatos em uma unidade de conservação prejudicam a permanência e/ou existência de algumas espécies silvestres (veja abaixo outras proibições). Além dos quero-queros, foram vistos ninhos de outras aves nos últimos dias, como o sanhaço.
No levantamento da avifauna do local feito para a elaboração do Plano de Manejo do Parque Raimundo Malta, o qual ficou pronto em 2018, foi possível confirmar 110 espécies de aves.
O Parque Raimundo Malta está localizado na Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, 122, Bairro dos Municípios (no final da Rua Angelina), e abre diariamente, com entrada gratuita. Aos sábados, domingos e feriados, o Parque recebe o público das 10h às 17h. Nos demais dias, o horário é das 13h às 17h. Em dias chuvosos, o local não abre para visitação.
NO PARQUE NÃO É PERMITIDO:
- Caçar/capturar animais;
- Dispensar objetos ou lixo;
- Quebrar galhos ou escrever em troncos;
- Produzir som alto;
- Fumar;
- Fazer fogueira ou acender velas;
- Acampar, jogar bola, soltar pipa, andar de bicicleta;
- Consumir bebida alcoólica;
- Passear com animais domésticos;
- Subir em árvores.