O SESI/SC promove nesta terça (12), em 16 cidades do estado, cerimônias simultâneas para formar 2,9 mil alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os eventos celebram a vitória de homens e mulheres que, sem chance de concluir os estudos na idade regular, conseguiram voltar à escola e conquistar o diploma.
As formaturas ocorrem em Brusque, Blumenau, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. Todas às 18h30.
Desde que foi criada, em 1999, a EJA do SESI/SC já formou mais de 100 mil pessoas na educação básica (ensino fundamental anos finais e ensino médio).
São histórias como a do encarregado de solda Arnaldo Plácido dos Santos, 60, que a partir dos estudos progrediu no estaleiro em que trabalha. “Sinto muito orgulho de ter concluído a educação básica e de ser exemplo para meus netos.”
PRÊMIO
Na cerimônia em Florianópolis, o SESI/SC entregará o Prêmio Destaque Educação a indústrias de pequeno, médio e grande portes que tiveram mais matrículas de seus colaboradores na EJA.
Também será reconhecida a prefeitura do município com mais estudantes matriculados e concluintes.
Em 25 anos, o SESI/SC já atendeu mais de 500 indústrias interessadas em oferecer EJA aos seus trabalhadores. E, atualmente, atende 22 prefeituras que incentivam seus moradores a concluírem os estudos.
PERFIL
A EJA do SESI/SC busca elevar a escolaridade básica de trabalhadores da indústria e de outras pessoas da comunidade. Nela, os estudantes têm aulas em horários flexíveis e podem concluir os estudos em menos tempo. Os conteúdos são os mesmos do ensino regular.
Atualmente, 7 mil estão matriculados. Em linhas gerais, são pessoas que buscam desenvolver competências e habilidades básicas para entrar ou se manter no mercado de trabalho. A maioria trabalha na indústria.
LINHA DO TEMPO
1999 – Surge a EJA do SESI/SC, com o nome SESI Educação do Trabalhador; até 2003, operou em parceria com a Fundação Catarinense de Educação na Empresa (FECE).
2003 – Para atendimento de estudantes de todo o estado, a EJA foi feita em parceria com a Secretaria de Estado da Educação; foi assim até 2006.
2007 – O SESI/SC passa a oferecer cursos de EJA a trabalhadores com deficiência visual, auditiva, físico-motora e intelectual.
2011 – Início dos cursos de EJA na modalidade EAD, com estudos presenciais obrigatórios e estudos a distância no ambiente virtual de aprendizagem; o SESI/SC é o maior ofertante de EJA EAD no Brasil.
2017 – Início da EJA Profissionalizante, que concilia a educação básica com cursos de educação profissional do SENAI/SC.
2024 – EJA completa 25 anos, com mais de 100 mil alunos no período.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas