O acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), João Vitor Baldo, foi um dos vencedores da Premiação Acadêmica 2024, promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina - CAU/SC. O resultado foi divulgado nesta quinta, 7, durante evento promovido pela entidade, em Florianópolis.
O estudante, que é aluno do campus Balneário Camboriú, foi orientado pelo professor Eduardo Baptista Lopes. Ele apresentou o projeto “Vivendo Sob(re) as Margens - entre o habitar e o habitat ribeirinho" e foi um dos três acadêmicos reconhecidos na categoria Prêmio Estudante. A proposta representou o Núcleo de Concursos de Projeto (NCPro), vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali.
Projeto tem foco em comunidade ribeirinha
A proposta foi planejada para atender à necessidade dos moradores das bordas do Igarapé do Mindú, localizado na bacia hidrográfica do Rio Negro, em Manaus (Amazonas). O projeto consiste na criação de uma rede de habitações resilientes - construídas a partir de técnicas construtivas locais - e um parque linear, com atividades pautadas no turismo de base comunitária, para a população ribeirinha.
“Estes povos que, ao longo do tempo, se articularam e formaram comunidades com pequenos núcleos às margens dos rios, possuem forte diálogo com práticas e saberes culturais que passam de geração a geração. A natureza é um fator condicionante deste modo de vida, principalmente, por conta do regime de cheias dos rios. Neste sentido, o nosso projeto sugere utilizar estratégias adaptativas para a construção de habitações, que representam a identidade cultural e fomentam o sentimento de pertencimento no espaço habitado. Somado ao parque linear, a ideia é formar um conjunto, complexo e articulado, capaz de se adaptar às vulnerabilidades apresentadas pelas mudanças climáticas.", explica o estudante.
Entrega oficial
A entrega oficial dos prêmios vai ocorrer durante a cerimônia comemorativa do Dia do Arquiteto e Urbanista, promovida pelo CAU/SC, no dia 12 de dezembro. O evento será na Capital e terá transmissão ao vivo pelo canal do CAU/SC, via YouTube.