A série “Dados Contemporâneos: um olhar para além da acrílica”, do artista Denis Zubieta, abre para visitação no Museu Histórico de Itajaí nesta sexta-feira (08), às 19h30. A exposição une pintura abstrata com elementos eletrônicos. Na mostra, arte e tecnologia ocupam o mesmo espaço, traz tinta, cores, sistemas eletrônicos, informações do ambiente, sensores de movimento e até dados da internet atualizados em tempo real. A visitação é gratuita e os trabalhos seguem em exibição até o dia 31 de janeiro.
O autor traz importantes provocações poéticas sobre os problemas sociais e a necessidade de pensar coletivamente. Para o artista, a contemporaneidade apresenta um cenário complexo sobre a problemática social, política, cultural e ambiental, que demanda uma reflexão necessária e urgente. Os desafios e temáticas aparecem em cada uma das 12 obras da série: Açu, Planta mapeada, Amazônia, Covid, Terra que sangra, Desigualdade, Sociedade de controle, Sociedade de controle 2, Violência contra a mulher, LGBTQIAPN+, Re-tela e Redes Sociais.
A exposição foi contemplada com recursos da Lei Paulo Gustavo, pela Fundação Catarinense de Cultura e o Governo do Estado de Santa Catarina, com patrocínio do Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio da Fundação Genésio Miranda Lins.
Denis Zubieta é artista visual pela Universidade Federal da Bahia UFBA (2012), arte-educador e webdesigner, e desenvolve pesquisas transdisciplinares nos domínios de arte, ciência, tecnologia e sociedade. Atualmente, explora o campo decolonial e o reaproveitamento de sucatas para criar novos ambientes de interação.
O horário de visitação no Museu é de terça a sexta-feira, das 13h às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h.