Segundo o Instituto Nacional do Cancêr (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Por isso, a Secretaria de Saúde de Camboriú aderiu novamente a Campanha do Novembro Azul de Combate ao Câncer de Próstata. Durante todo o mês, todas as Unidades Básicas de Saúde de Camboriú (UBS’s) realizarão ações como: orientação, avaliação e entrega de materiais informartivos para a comunidade.
“O Novembro Azul é uma campanha fundamental para trazermos mais saúde aos moradores do nosso município. Os mutirões de ultrassonografia são realizados com o objetivo de diminuir consideravelmente a fila de espera e proporcionar agilidade no tratamento de possíveis casos. Pedimos para aqueles que confirmaram presença não faltem e aproveitem a oportunidade para exercitarem o autocuidado”, ressalta a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.
No dia 29 de novembro, a Saúde realizará uma ação sobre a temática com os funcionários das secretarias de Obras e Agricultura. Além das ações nas unidades, também serão realizados também mutirões de ultrassom de próstata, por via abdominal e transretal. Os atendimentos dos mutirões irão seguir a ordem das solicitações e o setor de regulação entrará em contato, para agendar o atendimento. Por isso, é importante manter os telefones e email para contato atualizados.
Todos os homens devem realizar o exame de antígeno prostático específico (PSA) e o toque retal a partir dos 50 anos de idade para prevenção do câncer de próstata, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Homens com histórico familiar de câncer de próstata podem iniciar o cuidado mais cedo, a partir dos 45 anos ou conforme indicação de um especialista.
Caso o exame de PSA ou toque retal aponte alterações na próstata, o médico pode solicitar um ultrassom da próstata para investigar a causa. Além disso, o profissional pode solicitar um ultrassom da próstata para investigar sinais e sintomas como:
Dor no pênis;
Jato de urina fraco;
Aumento da vontade de urinar de dia ou à noite;
Sangue na urina e/ou sêmen
Dor ou ardência ao urinar;
Infertilidade;
Disfunção erétil, entre outros.
O ultrassom da próstata é indicado para auxiliar no diagnóstico de alterações e doenças que atingem a próstata, como:
Cistos;
Hiperplasia prostática (aumento da glândula);
Prostatite (inflamação);
Câncer de próstata;
Traumas,
Infertilidade;
Cálculos.