O Município de Itajaí, por meio da Itajaí Participações e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou nesta quarta-feira (06) a cerimônia alusiva ao primeiro ano de atividades do Centro Regional de Inovação (Elume). O evento aconteceu na estrutura, que fica localizada na rua Manoel Bernardes, nº 1054, bairro Itaipava. A programação gratuita e aberta ao público contou com fóruns e palestras para os participantes.
O prédio de 4 mil metros quadrados concentra vários produtos e serviços para impulsionar o empreendedorismo e a inovação em toda região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).
“Neste primeiro ano de funcionamento, não tenho dúvida que com todos os laboratórios, a presença de quatro universidades e mais de 50 startups e entidades aqui instaladas, foi iniciado um processo de transformação da economia na região”, ressaltou o diretor presidente da Itajaí Participações, Jucélio João da Silva.
O Centro de Inovação oferece espaço físico completo, com infraestrutura tecnológica e um leque de serviços compartilhados, para o empreendedor desenvolver negócios inovadores. O local já está 100% ocupado por startups, entidades e universidades.
“Itajaí é de extrema relevância e estratégia para o estado de Santa Catarina, um dos municípios que mais gera receita, faturamento e arrecadação, consequentemente emprego e renda. Este Centro Regional de Inovação é muito mais que um prédio, é um projeto extremamente estratégico para o desenvolvimento desta nova economia para o município e para a região”, explicou o head de inovação da Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação (SCTI), Felipe Mandawalli.
Sobre o Elume Parque Tecnológico
O Elume faz parte da Rede Catarinense de Centros de Inovação do Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação. O modelo foi inspirado nas iniciativas da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT) e do instituto de pesquisa fundado na Universidade de Stanford – SRI International, com validação pela equipe técnica da XPCAT. O Centro atende toda a região da Foz do Rio Itajaí, composta por 11 municípios.