A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, representada pela Comissão de Esportes e Lazer, sediou, na noite de terça-feira (5), a cerimônia de entrega da Comenda do Mérito Desportivo e da medalha Marcílio César Ramos Krieger. O evento foi organizado pelo Conselho Estadual de Esportes (CED/SC) e pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC).
O ato ocorreu no Plenarinho do Palácio Barriga Verde, sede do parlamento catarinense, em Florianópolis. A Comenda do Mérito Desportivo foi criada há 30 anos para destacar personagens que prestaram relevantes serviços ao esporte catarinense ou nacional.
Já a Medalha Marcílio César Ramos Krieger homenageia brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços à Justiça Desportiva Catarinense ou Nacional. Neste ano, recebeu a medalha o advogado Robson Luiz Vieira, membro do Conselho Estadual de Esportes e membro do Comitê de Defesa do Jogo Limpo vinculado ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
O presidente da Comissão de Esportes da Alesc, deputado Fernando Krelling (MDB), falou sobre a importância de o Parlamento fazer parte dessa homenagem. “A nossa comissão tem batalhado muito pelo incentivo ao esporte catarinense, desde a base até o alto rendimento, passando pelo paradesporto, e estar participando de um evento como este, onde as figuras marcantes do esporte do nosso estado são premiadas, é uma honra para nós.”
Durante o evento, instituições e personalidades que se destacaram no esporte foram homenageadas. Entre elas o ex-árbitro de handebol, Sávio Pereira Sedrez. Ele agradeceu o apoio público e privado para projetar Santa Catarina no cenário esportivo nacional e internacional.
“Fico muito honrado e agradecido com essa homenagem. E que a gente consiga continuar com esse padrão que Santa Catarina está desenvolvendo no esporte nacional e internacional. Temos bastante apoio público e privado e temos federações muito bem organizadas. Isso faz com que realmente tenhamos destaque no cenário esportivo”, ressaltou Sedrez.
O presidente do Conselho Estadual de Esporte, Fernando dos Santos Hackradt, explicou como é feita a seleção das pessoas homenageadas com a comenda do mérito. “A eleição dos comendadores é feita dentro do Conselho. Eles são indicados por qualquer pessoa da sociedade através de um conselheiro com alguns critérios a serem preenchidos. Todos aqueles hoje aqui que receberam a comenda têm posição de destaque no sistema catarinense de Esporte”, explica Hackradt.
Contemplados com a Comenda do Mérito Desportivo
Sandro Renato de Araújo (Atletismo);
Renildo Nunes (árbitro de Judô);
Oscar Cesar Grando (técnico e dirigente do Judô);
Sálvio Pereira Sedrez (árbitro do Handebol);
Armelindo Schlup (atleta de Bolão);
Federação Catarinense de Voleibol;
Rede de Supermercados Bistek;
Alexandre Pandóssio (ex-goleiro do Criciúma – in memoriam).
Daniela Legas
AGÊNCIA AL
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL