A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está sediando a exposição itinerante A História como Ferramenta de Educação e Formação, promovida pelo Museu da Odontologia de Santa Catarina (Mosc). A abertura da exposição aconteceu nesta terça-feira, 5, na Biblioteca Central Comunitária do campus Professor Edison Villela – Itajaí. O acervo ficará à disposição do público até o dia 6 de dezembro.
A exposição apresenta equipamentos antigos, materiais históricos, instrumentais, livros e documentos que retratam a história da odontologia catarinense.
“A exposição oferece uma visão enriquecedora sobre a evolução da odontologia ao longo do tempo. É um espaço privilegiado de ligação entre presente, passado e futuro, garantindo a conservação e a construção das nossas memórias. Ao preservar o legado da profissão, divulgando a importância da saúde bucal na história e na sociedade contemporânea, a exposição também inspira as futuras gerações", destacou o diretor da Escola de Ciências da Saúde, professor Fabiano Rodrigues Palma.
O Mosc foi fundado em 2019 pela Academia Catarinense de Odontologia (ACO). Um dos destaques da exposição é uma cadeira odontológica fabricada em 1954 e restaurada pelo artista Gilberto Martins.
“As peças que fazem parte desta exposição foram todas doadas ao Mosc com o objetivo de preservar uma história que tem mais de 107 anos em Santa Catarina. Ao transformar peças históricas em conhecimento nós mostramos aos jovens estudantes e à comunidade que toda a tecnologia disponível hoje começou há muitas décadas e teve o trabalho exaustivo de muitos profissionais. É com muita alegria que volto à Univali, instituição que foi minha casa por muitos anos, para a abertura desta exposição", afirmou o presidente do Mosc, professor Casimiro Manoel Martins Filho.
Durante a cerimônia de abertura da exposição também foi lançada a versão virtual do Museu da Odontologia de Santa Catarina.
O acervo está disponível aqui.
Foto Dales Hoeckesfeld