Duas novas exposições contempladas no edital de ocupação das galerias da Fundação Cultural de Itajaí abrem para visitação nesta sexta-feira (08). Na Galeria Silvestre João de Souza Júnior estará a exposição “Pequenos Formatos”, do catarinense Pita Camargo, que comemora 40 anos de arte. Já a Galeria Mauro Caelum sediará a mostra coletiva “ouso dizer seu nome”, de babel babel, ciber_org, debora pazetto, joanna leoni e romy huber. A abertura das mostras ocorre na sexta, às 19h, com visitação gratuita.
A exposição de Pita Camargo, artista blumenauense, exibe 12 obras em mármore e quatro obras em bronze do acervo do escultor, e possibilita ao público uma relação mais próxima e cotidiana entre o espectador e a obra de arte. Com um trabalho já consolidado em esculturas de grande porte em espaços públicos, o artista apresenta um recorte de seu acervo. Essa escolha possibilita aperfeiçoar a linguagem tanto em maquetes para obras monumentais, quanto em obras para compor espaços internos. Além disso, obras figurativas do início de sua trajetória compõem a mostra, permitindo uma apreciação do percurso artístico, até a abstração em mármore. A classificação indicativa para visitação é livre.
Já na exposição coletiva “o amor que não ousa dizer seu nome”, o tema que entrelaça os trabalhos escolhidos para a mostra é “o amor que não ousa dizer seu nome”, como na famosa expressão de Oscar Wilde. Para o coletivo de artistas da mostra, o amor é romântico, mas também está nas relações familiares, nas amizades, nas lutas cotidianas e, sobretudo, na aceitação amorosa do próprio desejo. A exposição é um encontro amoroso que surge do flerte entre as linguagens da arte contemporânea e a necessidade de abrir espaços específicos para visibilizar a produção de artistas LGBTQIAPN+ em Santa Catarina. Na abertura haverá ainda a ativação da obra “Cartório”, de ciber_org e Debora Pazetto. A mostra tem classificação indicativa de 12 anos.
As exposições seguirão em exibição na Casa da Cultura até o dia 27 de outubro. A visitação é gratuita e aberta ao público, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h30, e aos sábados das 9h às 13h.