A campanha Itajaí Sem Racismo 2024 foi lançada na tarde desta terça-feira (05), na Prefeitura de Itajaí. A iniciativa tem como objetivo reforçar a importância do respeito à igualdade racial em todas as esferas durante o mês da Consciência Negra. A ação também contou com a posse dos conselheiros do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi) para o biênio 2024/2026.
Durante o evento, o curta-metragem sobre a Festa de Nossa Senhora do Rosário foi exibido aos participantes. A campanha Itajaí Sem Racismo existe no Município desde 2018 e, neste ano, cerca de 50 atividades serão oferecidas à população ao longo do mês de novembro. Apresentações culturais, rodas de conversas, debates, palestras, exibição de documentários e filmes serão promovidos gratuitamente por instituições, secretarias e setores municipais.
O vice-prefeito Marcelo Sodré acompanhou o evento e ressaltou a importância de seguir adiante na luta contra o racismo. “É fundamental que essa luta seja eterna, seja vigilante e que nunca falte forças para que a gente trave, nos momentos certos, as nossas batalhas. Também é importante que mantenhamos os avanços conquistados, evitando qualquer retrocesso ”, afirmou Sodré.
Para a ex-presidente do Conegi, Márcia Guimarães, a campanha é importante para que pessoas negras entendam que não estão sozinhas na luta antirracista. Ela ainda afirma que os novos conselheiros precisam continuar ativos nas causas raciais. “Tanto os conselheiros governamentais quanto os não governamentais precisam estar atentos às pautas raciais, para encontrarmos os melhores encaminhamentos”, disse.