Na próxima semana, Balneário Camboriú será palco do maior evento municipalista de Santa Catarina. Com expectativa de reunir cinco mil participantes, a terceira edição do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina, o Comac-SC, terá três dias de programação voltada para o desenvolvimento dos municípios catarinenses. O evento, gratuito, é realizado pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) e traz como tema central a “Governança rumo ao futuro das cidades”.
Neste ano, a Fecam promove um dia de programação exclusiva para todos os 295 prefeitos eleitos ou reeleitos. O Fórum de Governança Municipal será realizado no dia 05 de novembro e discutirá os desafios de gestão com os novos gestores municipais.
A programação do Comac-SC conta com palestras divididas em quatro palcos centrais e simultâneos, permitindo a circulação do público entre as apresentações e a feira de negócios, que cresceu nesta edição. O evento será realizado no ExpoCentro, em Balneário Camboriú, de 6 a 8 de novembro.
No primeiro dia de evento, os participantes poderão assistir a palestras sobre educação, saúde, turismo, sustentabilidade e empreendedorismo. O destaque é para o painel sobre o uso de inteligência artificial em ambientes educacionais, com a participação de Alessandro Leal, diretor do Google for Education para a América do Sul. Já o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Herneus de Nadal, falará sobre a governança nos consórcios públicos. O cenário político dos municípios catarinenses será tema de debate entre a comentarista política Sol Urrutia e o jornalista Upiara Boschi.
No dia 7 de novembro, o foco do evento será nas mudanças climáticas e seus impactos na gestão pública, além de temas como mobilidade urbana, gestão de recursos e a participação feminina na política. O deputado federal Pedro Aihara, conhecido por seu papel como porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais durante o desastre de Brumadinho, discutirá a recuperação de cidades em situações de crise. O painel sobre mobilidade urbana e integração regional contará com a participação do superintendente Superintendente de Estudos e Projetos da Infra S.A, Alexandre Munoz de Oliveira, e do coordenador do Projeto PROMOBIS do CIM-AMFRI, João Luiz Demantova. Já o debate sobre a presença das mulheres na política reunirá nomes de destaque, como a deputada federal e prefeita eleita de Lages, Carmen Zanotto, a vereadora e presidente da Uvesc, Marcilei Vignatti, e a fundadora do Movimento das Mulheres Municipalistas, Tânia Ziulkoski.
No último dia de Comac, o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, o superintendente regional do DNIT em Santa Catarina, Alysson de Andrade, e o presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, abordarão temas relacionados a rodovias, infraestrutura e diagnóstico. Encerrando a programação, um painel do Fórum Parlamentar Catarinense reunirá deputados federais e senadores com prefeitos de todo o estado para discutir pautas estratégicas. Foto: Fecam