Com o objetivo de fortalecer o diálogo com a população, colaborando com a reflexão sobre o uso de recursos hídricos e a importância do saneamento, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) já atendeu este ano mais de 7 mil pessoas em atividades de educação ambiental.
A Rede de Multiplicadores Ambientais da Companhia está presente em cidades de todas as regiões do estado, recebendo em média 5 a 10 mil visitantes por ano nas estações de tratamento de água e também de esgoto, além de oferecer palestras em escolas, empresas e diferentes instituições.
A Companhia também desenvolve projetos socioambientais, atuando em escolas e preparando a população para receber a infraestrutura de saneamento em cidades com obras de esgotamento sanitário.
“Durante esses encontros apresentamos os processos de captação, tratamento e distribuição de água, assim como etapas de depuração do esgoto. Além disso, conversamos e refletimos com os participantes sobre a importância da conservação ambiental e de ações como o uso econômico da água e boas práticas no uso dos sistemas de esgoto”, explica a gerente de Meio Ambiente da CASAN, Andreia Senna.
Para organizar os atendimentos, a CASAN possui o site eduambiental.casan.com.br, onde por meio do preenchimento de um formulário é possível solicitar a atividade.
Aposta em um futuro mais consciente
As escolas relatam visitas produtivas, momentos em que os alunos interagem e esclarecem dúvidas em “aulas práticas” sobre saneamento. “Foi uma experiência muito proveitosa para nossos alunos, que interagiram bastante, receberam informações e puderam refletir sobre a importância do cuidado com o meio ambiente”, conta Nadia Galelli, coordenadora pedagógica do Colégio Jesus Maria José, de São Miguel do Oeste.
“Essa atividade é um complemento essencial à formação dos alunos, possibilitando a visualização na prática dos processos abordados e detalhados em termos de concepção e dimensionamento em sala de aula”, destaca o professor Everton Skoronski, que neste mês de outubro acompanhou 10 estudantes do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UDESC em visita à Estação de Tratamento de Água de São Joaquim. “Ao abrir as portas para a universidade a CASAN permite que o ambiente real seja mais um espaço de aprendizagem para uma formação mais completa dos futuros profissionais da área de saneamento”, complementa.
Para cada um dos profissionais da CASAN que atua nas ações de educação ambiental, cresce a responsabilidade e a satisfação com o trabalho no campo do saneamento e a integração com a população. “A mudança de cultura está nas crianças, e é por meio delas que teremos um futuro mais consciente. Os participantes de nossos encontros desenvolvem uma nova visão sobre o saneamento”, destaca a educadora ambiental Daniela Fatima Tamankievies, que atua na Região Oeste.
“Observamos sempre uma grande disposição dos alunos em aprender, o que é muito gratificante. A receptividade em cada atividade também nos ajuda a fortalecer a importância do saneamento e seu papel fundamental para a saúde pública e a qualidade de vida”, complementa Jhonny Willdes Ferro, que atua na Barragem do Rio São Bento, uma das unidades da CASAN com maior procura por ações de educação ambiental.
Imagens: Acervo CASAN