O comportamento alimentar na infância será o tema de uma palestra na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) no dia 9 de novembro. O evento vai abordar os fatores que contribuem para a seletividade alimentar e as formas de evitar a recusa persistente das crianças em consumir certos alimentos.
A palestrante é a psicóloga especialista em Desenvolvimento Infantil e professora do curso de Psicologia da Univali, Letícia Corrêa Ferreira. A docente destaca que de 25% a 40% das crianças saudáveis apresentam alguma dificuldade alimentar e que 1/3 dos bebês apresentam algum grau de seletividade alimentar.
“A seletividade alimentar na infância é um fenômeno comum e desafiador que afeta muitas famílias. Este comportamento pode se manifestar de várias formas, desde a recusa em experimentar alimentos novos até a limitação extrema das opções alimentares. A seletividade pode ser influenciada por fatores como aspectos genéticos, clínicos, socioeconômicos, ambientais e comportamentais. No entanto, entender as causas desse comportamento é fundamental para desenvolver estratégias eficazes de manejo e promoção de hábitos alimentares saudáveis", afirma.
O evento é promovido pela Liga Acadêmica de Comportamento Alimentar (Laca), pela Liga Acadêmica de Nutrição Clínica (Lanc) e pela Liga Acadêmica de Nutrição Materno Infantil (Lanmi).
A palestra é aberta para acadêmicos da Escola de Ciências da Saúde e acontece das 9h às 11h30 no auditório 3 do bloco F2.
A inscrição pode ser feita aqui.