Na noite desta quinta-feira (31), a Alesc sediou a 2ª edição do Prêmio Amigo do Leão. A cerimônia premiou 11 entidades, empresas e pessoas que contribuem com a arrecadação de recursos para os fundos estaduais da criança, adolescente e do idoso, com a destinação do imposto de renda.
O prêmio é realizado pelo Instituto Amigo do Leão e foi realizado na Alesc por proposição da deputada Luciane Carminatti (PT). Ela foi representada pela assessora Emanuele Mattielo, que destacou que "o trabalho do Instituto é muito importante, pois os fundos sociais geram um grande impacto em todos os municípios do estado".
A presidente do Instituto, Clarissa Iser, afirma que a iniciativa foi pensada para trazer visibilidade para pessoas e entidades que contribuem para a sociedade, mas que “não sabemos quem são”.
Foram entregues prêmios em sete categorias: Contador, Empresa, Pessoa Física, Organização Social, Município, Campanha de Arrecadação e Captador de Recursos. Cada vencedor recebeu um troféu e o Selo Amigo do Leão 2024.
“Receber esse prêmio é sinônimo de motivação e inspiração para o hospital, para que esse círculo virtuoso, essa corrente do bem, continue firme e forte”, disse Alex Leal, assessor de captação de recursos do Hospital São José, de Jaraguá do Sul, uma das instituições vencedoras do prêmio.
Confira os ganhadores de cada categoria:
Vencedor categoria município: Itá
Vencedor categoria contador: Maria Genelite Viviani Kopsch
Vencedores categoria empresa de grande porte: Enercan – Campos Novos Energia S.A e Itapoá Terminais Portuários S/A.
Vencedor categoria empresa de médio porte: Supermercado Compre Fácil
Vencedores categoria pessoa física: Fabio Macarini Pinto e José Somensi.
Vencedores categoria organização social: APAE Jaraguá do Sul e a Associação Hospitalar São José, de Jaraguá do Sul
Vencedor categoria campanha de arrecadação: TAX e seus Amigos
Vencedor categoria captador de recursos: Thaís Fernanda Vieira
Outras atividades
O Instituto Amigo do Leão promoveu outros eventos relacionados à captação de recursos para fundos sociais na Alesc. Como o 2º Seminário Amigo do Leão, que aconteceu na quarta e na quinta-feira no Plenarinho. Também o 1º Encontro da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) de Santa Catarina.
Além disso, a organização fez o lançamento de seu Portal da Transparência, uma ferramenta que já é usada em órgãos públicos. A iniciativa é para garantir maior controle social dos valores repassados aos Fundos e da utilização dos recursos pelas entidades beneficiadas.
Com a colaboração de Cintia de Oliveira