As equipes de transição de governo realizaram o primeiro encontro na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito de Itajaí na manhã desta quinta-feira (31). Coordenaram os trabalhos o procurador geral do Município, Gaspar Laus, e o prefeito eleito, Robison Coelho. A reunião foi a primeira ação oficial entre os membros da Equipe de Transição Administrativa escolhidos pelo atual prefeito, Volnei Morastoni, e os representantes do prefeito eleito.
Os principais assuntos foram os trâmites oficiais de apresentação de relatórios e documentos, a definição de um espaço de trabalho na prefeitura para a equipe de transição e a escolha e formalização dos nomes técnicos que auxiliarão os membros nomeados em decreto. Os trabalhos devem seguir durante as próximas semanas e, segundo o procurador geral, a expectativa é que o atual governo conclua os trabalhos até 18 de dezembro.
“Nós estamos aqui à disposição para garantir a legalidade e a transparência nesse processo. É desejo do prefeito Volnei e de seu governo que façamos o melhor para Itajaí e para os munícipes”, afirmou Gaspar Laus.
“A transição é fundamental e essencial para que os serviços públicos não tenham paralisação a partir do dia 1º de janeiro de 2025. Hoje nós estamos cumprindo uma legislação que coloca que dia 1º de novembro é o dia oficial para iniciar os trabalhos de transição, mas de certa forma o trabalho já iniciou com nossa equipe”, avaliou o prefeito eleito Robison Coelho. “Nas secretarias, muitos dos secretários já estão nos atendendo, enviando as informações necessárias. Os trabalhos estão acontecendo, temos que elogiar o trabalho já iniciado”, finalizou Coelho.
O vice-prefeito, Marcelo Sodré, e o secretário de Turismo e Eventos, Thiago Morastoni, acompanharam a reunião e reforçaram o compromisso com a transição de governo. “Esse é um momento muito importante e complexo para um governo eleito. Exige cuidado e atenção”, avaliou o vice-prefeito Sodré.
Os nomes da transição administrativa
A Equipe de Transição Administrativa do Município de Itajaí foi nomeada por decreto e é composta por 12 pessoas. Os nomes do atual prefeito são: representante da Procuradoria Geral do Município, Gaspar Laus; representante da Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Wilson Nelson Duarte; representante da Secretaria Municipal de Governo, Mario Sérgio Teixeira; representante da Secretaria Municipal da Fazenda, Daniel Cecílio Neves; representante da Secretaria Municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso; e representante da Secretaria Municipal de Saúde, Emerson Roberto Duarte.
Os nomes do prefeito eleito para a gestão 2025/2028 são: André Abreu Bindé; Celso Hugo Praun Filho; Dolor Danúbio da Silva; Eduardo Bohora Filho; Mark Anderson Caldeira; e Pollyana Bortholazzi Gouvea.
Entenda a transição
No Município de Itajaí, é obrigação do prefeito promover a transição administrativa no prazo de 60 dias antes do final do mandato. No decreto nº 13.404, de 23 de outubro de 2024, foram nomeados pelo prefeito Volnei Morastoni as 12 pessoas citadas acima. Além desses nomes, outras pessoas comporão as equipes, a ideia é que cada secretaria, autarquia e fundação tenham pessoas acompanhando o andamento dos trabalhos.
As atividades compõem a análise dos documentos, contratos e receitas do Município. A transição tem por objetivo garantir a continuidade e qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos. Conforme o decreto, os trabalhos serão acompanhados pela Controladoria-Geral do Município.
FOTO THIAGO CAMINADA