O Dia de Finados (02/11) é marcado pelas visitas aos cemitérios, em homenagem àqueles que faleceram. Nesta data, também é importante ficar atento aos objetos deixados nas sepulturas, já que muitos deles podem se tornar um ambiente de fácil proliferação do mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti.
Durante o feriado, como já ocorre nas demais datas, os cemitérios municipais do Centro, Machados, Gravatá, São Domingos e Escalvados estarão abertos das 7h às 18h, quando todos poderão prestar as devidas honras aos entes queridos já falecidos. Entretanto, a população deve evitar depositar vasos, floreiras e quaisquer objetos que acumulem água nas lápides, conforme determina a legislação municipal.
A Prefeitura destaca, por isso, a vigência da Lei nº 3.022/2015, cujo cumprimento deve ser observado pelas vigilâncias Sanitária e Ambiental de Navegantes, assim como pelos munícipes. De acordo com as determinações, sepulturas, túmulos ou monumentos funerários não podem ser adornados com recipientes sem escoamento de água, pois é nela que o mosquito deposita suas larvas, podendo propagar outras doenças, como zika, chikungunya e febre amarela urbana.
Os vasos devem, portanto, ser perfurados e preenchidos com areia ou pedra até a borda, evitando que água da irrigação ou de chuvas fique parada. O uso de embalagens plásticas que impeçam o escorrimento da água também é proibido, assim como os pratinhos em jarros de plantas ou demais recipientes.
Os cuidados devem ser observados, ainda, pelas floriculturas de Navegantes. Todos elas receberam um comunicado da Prefeitura, o qual orienta os estabelecimentos que vendem flores acerca das embalagens dos arranjos, sejam eles feitos de plantas naturais ou de plástico. O termo que traz as instruções acerca dos itens foi assinado pelos respectivos responsáveis pelos estabelecimentos, que devem, por sua vez, repassar as informações aos clientes.
Caso as equipes de manutenção e limpeza dos cemitérios municipais encontrem itens em desacordo com as normas definidas na legislação vigente, elas estarão autorizadas a retirá-los, no intuito de preservar a salubridade no ambiente e, consequentemente, da população.
Em 2024, Navegantes registrou seis óbitos provocados por dengue e 6.556 casos confirmados da doença, como informa a gerente da Vigilância Ambiental do município, Diane Assunção. Ela também alerta que Navegantes, no momento, encontra-se na zona de médio risco para transmissão da doença, e afirma que as equipes da Prefeitura identificaram 514 focos do mosquito neste ano.
As chances de contágio podem se tornar ainda maiores durante o verão, pois as altas temperaturas são um outro fator de proliferação dos mosquitos. Quando combinada à negligência da população quanto à eliminação de potenciais focos residenciais, a estação acaba sendo marcada pela alta de casos confirmados e também dos óbitos.
A luta contra a dengue requer ações conjuntas das autoridades sanitárias e ambientais e da população. Somente dessa forma é possível contornar o aumento dos casos e evitar as mortes.
Se você souber da existência de focos, denuncie ligando para 47-3342-9559, ou envie e-mail para ouvidoria@navegantes.sc.gov.br.
Texto: Rebeca Amaral – 5174/SC