Os caminhos para construir uma carreira internacional na engenharia serão debatidos na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) no dia 5 de novembro. O evento O Engenheiro do Futuro vai reunir professores, acadêmicos e profissionais interessados em expandir as oportunidades no mercado de trabalho.
O objetivo é esclarecer os detalhes do Termo de Reciprocidade Brasil – Portugal, firmado entre o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP). O acordo, renovado em 2024, visa facilitar o exercício legal da engenharia por profissionais formados no Brasil em Portugal e vice-versa.
A programação contempla palestras com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC), Kita Xavier, e com a analista de Relações Internacionais do Confea, Mônica Azevedo Lannes Ribeiro.
O evento é organizado pelas professoras da Escola Politécnica, Anita Maria da Rocha Fernandes e Silvia Santos. “A globalização transformou significativamente a dinâmica do mercado de trabalho, impulsionando a mobilidade profissional em uma escala sem precedentes. Hoje, profissionais de diversas áreas têm a oportunidade de buscar oportunidades além das fronteiras de seus países de origem, aproveitando os avanços tecnológicos, os acordos comerciais e a crescente interconexão entre as economias globais. Essa mobilidade não apenas oferece novas perspectivas de carreira, mas também promove a troca de conhecimentos, experiências e culturas, enriquecendo tanto os profissionais quanto as comunidades onde se inserem", destaca a professora Silva Santos.
O evento é aberto a profissionais de toda a região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e acontece das 19h às 22h no auditório do bloco D1.
A inscrição pode ser feita aqui.