A Cia Persona de Teatro de Florianópolis, estará em Itajaí, no dia 13 de outubro, às 20hs, com a peça PARAÍSO SC, na Casa de cultura Dide Brandão, espetáculo GRATUITO, realizado através da lei de incentivo, adquira seu ingresso pelo Sympla, no link abaixo, ou na hora.
https://www.sympla.com.br/evento/paraiso-sc-em-itajai-persona-cia-de-teatro/2649095
Sinopse
No extremo oeste de Santa Catarina, na divisa do Brasil com a Argentina, está a cidade de Paraíso, ponto de inspiração para a criação deste espetáculo, que conta a história de uma família simples que é acometida por uma série de episódios violentos. Assim como o filme Paris, Texas (1984) de Wim Wenders, onde Paris, na verdade se trata de uma cidade no interior do Texas e não a capital da França, temos aqui em no nosso Estado esta cidade chamada Paraíso, metáfora para um lugar de descanso, paz, beleza e eternidade, mas que guarda uma história trágica e que teve como uma das consequências, a separação entre mãe e filha por 20 anos.
Focado na ideia de falar sobre o abuso infantil e da violência doméstica dentro do contexto familiar, o espetáculo procura apresentar de maneira poética a transposição de dados alarmantes para o Estado de Santa Catarina: a violência doméstica contra a mulher resultou em 23 assassinatos nos últimos sete meses e 92 tentativas de homicídio. Centenas de ocorrências de ameaça, lesão corporal, injúria, calúnia, difamação e dano são registradas todos os dias nas delegacias. Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública, nove mulheres são estupradas diariamente no Estado, um número acima da média nacional. O espetáculo discute a violência doméstica e o abuso infantil de forma a potencializar poeticamente o drama das famílias e das vítimas afetadas pelo problema.
Paraíso, SC é um espetáculo que conta toda a história somente com os elementos da música e das ações dos atores: não há texto falado em cena. A proposta é expandir o estudo sobre a musicalidade na construção da cena, foco de pesquisa da Persona Cia de Teatro desde sua fundação, para o campo das ações e da percepção, para o campo da escuta do ator e do espectador, onde aspectos da trilha sonora composta especialmente para o espetáculo, ou mesmo dos sons criados pelos atores, fundamentais para o entendimento dos afetos das personagens e do drama vivido por aquela família.
A Persona Cia de Teatro foi fundada em 2001, em Florianópolis, SC. De lá pra cá o grupo se tornou um dos mais representativos e importantes do Estado, com trabalhos que já se apresentaram em circuitos como Palco Giratório Sesc, o Festival Latino-Americano de Teatro em Londres (CASA), assim como em importantes eventos no Brasil como Projeto Caixa Cultural, ou mesmo o projeto Emcena Catarina do SESC. Desde 2001 o grupo vem mantendo intensa atividade, com uma medida de um espetáculo a cada dois anos. Hoje o grupo possui em seu repertório 11 espetáculos. Em 2021 completou 20 anos de atividades.
Elenco
Alvaro Guarnieri
Fernando Kleis
Giselle Kincheski
Juli Nesi
Verônica Bornhofen
Direção
Jefferson Bittencourt
Dramaturgia: Persona Cia de Teatro
argumento de Jefferson Bittencourt
Música: Diogo de Haro
Figurinos: Valéria de Oliveira
Cenário e Objetos: Jânio Roberto de Souza
Iluminação: Jefferson Bittencourt
Fotos: Emerson Cassanelli
Locução: Bruno Marcos Kleis
Arte Gráfica: Jefferson Bittencourt
Produção: Persona Cia de Teatro