quinta, 13 de novembro de 2025
Política
06/10/2024 | 15:11

Eleitor é preso em SC após tirar foto do voto em urna

Um eleitor foi preso em flagrante em Joaçaba, no Oeste de Santa Catarina, após ser flagrado tirando foto de uma urna eletrônica durante a votação neste domingo (6).
 
A ação viola as normas estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e é considerada crime. De acordo com o Código Eleitoral, “violar ou tentar violar o sigilo do voto” pode resultar em uma pena de até dois anos de prisão.
 
Isso significa que a prática de registrar o voto na urna, por meio de fotografias ou vídeos, é proibida.
 
Conforme as orientações do TSE, ao se dirigir à urna, o eleitor deve deixar seu celular em uma mesa designada e só pode ter em mãos uma “colinha” — um papel que contém os números dos candidatos. Após finalizar a votação, o eleitor pode então retornar e pegar o aparelho novamente.
 
Informações apuradas pela repórter @giipacheco

JORNAL IMPRESSO
07/11/2025
31/10/2025
24/10/2025
17/10/2025

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS