A equipe da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) que integrou a Operação Sentinelas Avançadas 2 do Projeto Rondon no município de Cacaulândia, em Rondônia, apresentou os resultados das atividades em reunião na reitoria nesta segunda-feira, 30.
A equipe, coordenada pelas professoras Janaína Sortica Fachini e Ednéia Casagranda Bueno, foi formada por oito acadêmicos da Escola de Ciências da Saúde.
A Univali participou da operação pelo conjunto A, desenvolvendo atividades nos eixos da cultura, direitos humanos, justiça, educação e saúde. A equipe realizou 52 oficinas nas áreas urbanas e rurais. As atividades foram realizadas no mês de julho e envolveram cerca de 550 pessoas.
O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e permite que universitários voluntários atuem em ações socioeducativas em diferentes regiões do Brasil há mais de 50 anos. A Univali atua no projeto desde 2009 e teve a participação de mais de 220 rondonistas em 28 operações, a maior parte em municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
“Para a Univali é um imenso orgulho poder proporcionar, há quase 16 anos, essa oportunidade extraordinária para os nossos acadêmicos e ver o quanto esse trabalho impacta na vida das comunidades, especialmente em regiões de baixo desenvolvimento socioeconômico. É sempre com muita alegria que recebemos as equipes que participam do projeto para nos apresentar os resultados, pois é muito gratificante ver o quanto essa experiência é transformadora para todos os envolvidos", afirmou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.
Além do reitor, a equipe do Projeto Rondon foi recebida pelo vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa, e pela diretora de Extensão e Responsabilidade Social, professora Attela Jenichen Provesi.