A 2ª Mostra STEAM da Escola SESI de Itajaí, realizada no dia 14 de setembro, foi um sucesso. O evento, que abriu as portas da escola para a comunidade, apresentou uma variedade de projetos desenvolvidos por estudantes, demonstrando o potencial da integração entre diferentes áreas do conhecimento. A Mostra STEAM também serviu para celebrar a inovação, a criatividade e o conhecimento e o SESI demonstrou seu compromisso com a formação de cidadãos críticos, criativos e preparados para enfrentar os desafios do futuro.
Silvana Meneghini, gerente executiva do SESI/SENAI da Foz do Itajaí, explica que, com a metodologia STEAM como protagonista, estudantes de todas as idades demonstraram projetos inovadores que unem ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática de forma única e inspiradora. “Essa abordagem pedagógica, que tem se mostrado cada vez mais eficaz, estimula os jovens a pensarem de forma crítica e a desenvolverem soluções criativas para os desafios do mundo real”, completa.
A mostra também ofereceu uma rica experiência para todos os visitantes. Laboratórios interativos com impressoras 3D, apresentações de trabalhos, teatro e oficinas práticas convidavam o público a explorar diferentes temas como desenvolvimento do pensamento computacional para o mundo do trabalho, geração de energia através de ondas, o mundo microscópio, consumo consciente e a matemática presente na vida.
Entre os projetos apresentados é possível destacar os desenvolvidos pelos estudantes do 9º ano e do Ensino Médio. O 9º ano focou no tema "Tecnologia no Esporte", criando materiais e dispositivos destinados a auxiliar e aprimorar habilidades esportivas. Esses projetos destacaram a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes na integração da tecnologia com a prática esportiva.
Já os estudantes do Ensino Médio voltaram-se para a inclusão nos esportes, promovendo atividades adaptadas como o futebol de 7, vôlei sentado, badminton e tênis de mesa adaptados. Eles também apresentaram a comunidade uma experiência sensorial inovadora: uma estação onde os participantes, vendados, exploraram diferentes estruturas e texturas com as mãos promovendo a conscientização sobre acessibilidade e inclusão.
Para os amantes da robótica também tiveram a oportunidade de conferir de perto os projetos que irão representar a Escola SESI de Itajaí no Torneio de Robótica para seletiva nacional da First Lego League e F1 in Schools organizado pelo SESI no Brasil torneios que estimulam a criatividade, a pesquisa e o trabalho em equipe, tendo como base Valores Essenciais (Core Values) como respeito, ganho mútuo e competição amigável entre os jovens, e preparando-os para os desafios do futuro.