A Associação Parafolclórica Angelina Blahobrazoff, de Balneário Piçarras, conquistou o 1º lugar na XXIX Edição do Festival de Danças do Mercosul, na Argentina, ao competir na categoria de folclore internacional. A equipe retornou à competição em Puerto Iguazú no último domingo, 8 de setembro, depois de 17 anos de sua primeira participação, quando também se classificou em 1º lugar.
A apresentação “Sinos da Noite” foi agraciada com nota 10 pelos jurados. Além do título, a APAB conquistou a premiação de melhor vestuário. “A coreografia leva desenhos muito característicos da cultura russa com uma boneca gigante (matrioska) estampada na parte de trás das capas que, em determinado momento da dança, se abrem revelando um dourado intenso que simboliza o nascer do sol”, explica Kátia Tomacelli, figurinista do grupo.
A primeira participação da APAB no festival aconteceu em 1997, com apresentação da coreografia “Luzes do Luar”. Na ocasião, o grupo participou de um campeonato pela primeira vez. Sete das 16 bailarinas que se apresentaram em 2024 também já estavam presentes na competição ocorrida há 17 anos. “Muito bom retornar ao festival tanto tempo depois e em conversa com a organizadora, ela lembrar qual coreografia tínhamos levado, que ficou marcada na memória da Sra Norma Pelegrini pelos longos trajes azuis com velas e véus”, enfatizou Kátia.
A próxima competição do grupo será no Festival de Danças de Piratuba, em novembro, onde competirão com as coreografias “Baianas” e “Misha” nas categorias de folclore nacional e internacional. A APAB vai integrar ainda a abertura do evento, com a coreografia premiada com o 1º lugar em 2023.
As bailarinas – de 35 a 65 anos de idade – se reúnem em ensaios semanais com 3 horas de duração às terças-feiras e acumulam destaques no currículo: diversos títulos no Festival de Dança de Joinville (um 1º lugar, duas vez o 2º lugar e duas vezes o 3º), onde também conquistaram o Prêmio Revelação à coreógrafa Angelina Blahobrazoff (também vencedora da medalha de Honraria Albertina Ganzo no Festival de Danças de Florianópolis (Prêmio Desterro), além de apresentações em festivais não-competitivos internacionais em países como na Sérvia, México, Finlândia, Alemanha e Turquia, representando a bandeira de Balneário Piçarras.