No último dia 15 de agosto, o Sesc Itajaí abriu a exposição "Cor Portal", de Tercília dos Santos, pelo projeto nacional Arte Sesc. Com curadoria de Clarissa Diniz e Deise Oliveira, a mostra inédita mergulha na vida e arte desta artista catarinense, referência em arte naïf no Brasil, em uma realização do Sesc SC e Sesc Brasil.
Com visitação gratuita, a mostra oferece uma oportunidade única para explorar a trajetória artística de Tercília, que começou com um sonho transformador há mais de trinta anos. Em sua visão, ela viu um portal luminoso “bem faiscante e colorido, do qual mulheres entravam e saiam, comentando os erros praticados pelos humanos”. Ao notar sua presença naquela paisagem cintilante, Jesus Cristo se aproximou, revelou algumas obras de arte e declarou que ela também deveria pintar.
A partir deste momento revelador, ela compreendeu que deveria levar para as telas, as cores com as quais lidava cotidianamente em seu trabalho como manicure. Foi assim que, já no dia seguinte, imbuída de realizar aquela profecia, ela deu os primeiros passos na direção da realização de seu sonho: tornar-se artista.
Desde então, inspirada por suas memórias de infância, a artista constrói um rico universo vibrante, repleto de cores que evocam cenários com arvoredos, flores, casas, animais e crianças. Ela encontra na paisagem local e nos temas regionais os elementos essenciais para suas criações, que refletem essa conexão com o espiritual e o invisível, suas percepções sensoriais e memória.
Autodidata, ela foi aprimorando sua técnica com cursos livres. Realizou sua primeira exposição individual em 1990 e, de lá para cá, suas obras são vistas em mostras pelo Brasil e no exterior. A artista participou de diversas edições da Bienal Naïfs do Brasil, com prêmios recebidos ao longo da carreira. Em 2018 foi premiada pela Academia Catarinense de Letras e Artes pelo Conjunto da Obra.
Celebração do percurso artístico
"Cor Portal" é uma celebração desse percurso artístico, reunindo 76 trabalhos que abrangem diferentes períodos de sua carreira. Nesta exposição é possível observar a ampliação do portal em paisagem, a proximidade com a religiosidade negra, a afetividade e sua estreita relação com o universo têxtil. Todo o repertório é observado nos quadros de pincelada marcante que recorre à técnica de acrílica sobre tela e também através de bordados, tapeçaria e costura.
O público está convidado a explorar cada canto desta exposição, a se deixar envolver pela riqueza das obras e a descobrir em cada uma delas um portal para novas reflexões e sentimentos. A visitação é gratuita e segue até 15 de fevereiro de 2025, com agendamento de visitas mediadas.
"Temos a honra de abrir as portas para um universo vibrante e fascinante, repleto de cores e formas que refletem a trajetória da talentosa artista Tercília dos Santos. A exposição “Cor Portal” é uma celebração da capacidade da arte de nos levar a novas percepções e experiências, convidando-nos a explorar um mundo de emoções e descobertas. Estamos entusiasmados em lançar esta mostra inédita pelo Arte Sesc, junto ao Sesc Brasil. Este projeto reafirma nosso compromisso com a promoção da arte e da cultura, destacando a importância das artes visuais como um meio de conexão entre pessoas, uma fonte de reflexão e uma ferramenta para enriquecer nossas vidas".
"Estou muito feliz em trabalhar novamente com o Sesc, uma instituição que dá muita atenção as artes em Santa Catarina. Me sinto privilegiada por ter sido escolhida para itinerar pelo Brasil mostrando o meu trabalho, isso é muito importante para qualquer artista. Convido vocês a entrar na galeria e conhecer esse universo maravilhoso que Jesus Cristo me presenteou. Que bom que acreditei naquele sonho, persisiti e me tornei uma artista".
Pelo Arte Sesc, a instituição promove a itinerância de exposições individuais e coletivas, que percorrem as unidades da instituição em todo o país, aproximando a população das artes visuais. Em 2025 a mostra “Cor Portal” circulará por Concórdia e Lages, e na sequência poderá ser exposta em outros estados.