Agosto é o mês em que a Associação Madre Teresa celebra seu aniversário. Em 2024, chega aos 11 anos de atuação, consolidando-se como uma instituição essencial para o bem-estar dos pacientes do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. Ao longo de sua trajetória, a AMT tem se dedicado incansavelmente a proporcionar apoio humanizado e serviços fundamentais para aqueles que enfrentam desafios de saúde.
Um dos marcos mais significativos da história da entidade foi a inauguração da Casa de Acolhimento há três anos. Este espaço, projetado para oferecer conforto e dignidade aos pacientes, já atendeu mais de 55 mil pessoas, muitas delas em tratamento oncológico. Gente que antes deste local precisava aguardar na rua pelo transporte oferecido pelos municípios para retornar às suas cidades de origem. A Casa de Acolhimento tornou-se um refúgio para quem precisa de um local seguro e acolhedor, enquanto enfrenta as adversidades de um tratamento médico longe de casa.
Entre os outros serviços fixos da Associação Madre Teresa, estão o Banco Ortopédico, o Projeto Amigas do Peito e o Banco de Perucas e lenços, que fazem a diferença na comunidade local. O Banco Ortopédico conta com camas hospitalares, muletas, cadeira de rodas e vários outros aparelhos que são emprestados àqueles que necessitam. Já o Amigas do Peito é o projeto que doa sutiãs cirúrgicos a pacientes que necessitam utilizar em processos pós-procedimento ou de tratamento de câncer de mama.
O Banco de Perucas é outro sucesso, emprestando as peças que melhoram a autoestima das pacientes enquanto realizam o tratamento contra o câncer. O impacto das iniciativas da Associação Madre Teresa reflete-se não apenas nos números, mas também nas histórias de superação e esperança que marcaram a vida de milhares de pessoas.
“Hoje são mais de 55 mil atendimentos na Casa de Acolhimento e mais de R$ 5 milhões doados ao Hospital Marieta para a reforma da estrutura física e compra de equipamentos. Nosso trabalho é potencializar aquele espaço de saúde, para que os pacientes sejam atendidos com mais conforto e dignidade”, comenta o presidente da AMT, Maurício José Gom.
Torre de Vídeo para o Centro Cirúrgico do Hospital Marieta
Outra novidade é o resultado do longo esforço conjunto de arrecadação de recursos entre a Associação Madre Teresa, o Rotary Club, Tokio Marine e Procave. A verba serviu para a compra de uma Torre de Vídeo Cirúrgica, equipamento para otimizar o atendimento no Centro Cirúrgico do Hospital Marieta. Foram arrecadados meio milhão de reais. A unidade que realiza em média mil procedimentos todos os meses, deve aumentar a capacidade, melhorando o atendimento e garantindo cirurgias menos invasivas.
A torre de vídeo cirúrgica é um equipamento que permite fazer cirurgias sem tanta intervenção, com menor tempo de recuperação e, consequentemente, de internação pós-cirúrgica, permitindo maior rotatividade de leitos. Essa qualificação à assistência aos pacientes cirúrgicos deve trazer maior satisfação de quem precisa passar pelos procedimentos, bem como reduzir riscos.
Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Ricardo Ruas – ricardo@grupoodp.com.br - +55 (47) 9 9995-1846
Horário de atendimento da AMT
• De segunda a quinta-feira: das 8h às 12h e das 13h às 18h
• Sexta-feira: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Associação Madre Teresa
Administração: Av. Cel. Marcos Konder, 1111 - Centro, Itajaí (SC)
Casa de Acolhimento: Rua: Aderbal Ramos da Silva, 94, Centro, Itajaí (SC)