sábado, 07 de setembro de 2024
Saúde
20/08/2024 | 17:13

Secretaria de Saúde realiza atendimento domiciliar para troca de curativos especiais

Com o objetivo de melhorar o atendimento e facilitar a vida dos pacientes que precisam de cuidados com curativos mais complexos, a Secretaria de Saúde lançou o Ambulatório de Curativo Especial, que realiza esses procedimentos diretamente na casa dos pacientes. 
 
Iniciado há um mês, o projeto tem como objetivo atender pacientes que precisam de curativos mais complexos devido a lesões mais graves, que geralmente têm um custo mais elevado. O procedimento é realizado por duas enfermeiras, que são responsáveis por fazer o mapeamento das necessidades dos pacientes e planejar as visitas. 
 
O atendimento domiciliar inclui a limpeza e troca dos curativos, além de aplicações para prevenir o surgimento de novas feridas. A troca pode ocorrer com frequência diária, três vezes por semana ou uma vez por semana, dependendo da gravidade da lesão. Os pacientes acamados recebem uma atenção especial devido às suas necessidades mais complexas. 
 
“Lembro de uma paciente para quem tratei uma ferida que persistia há 30 anos. Ninguém gosta de viver com uma ferida por tanto tempo. Ao conseguir curar a lesão, pudemos devolver a autoestima dela. A primeira coisa que ela fez foi me convidar para um café em uma padaria, algo que ela não se sentia confortável em fazer antes por causa da ferida”, relatou Neiva Petry, uma das enfermeiras envolvidas no projeto.
 
De acordo com o Secretário de Saúde, Rodrigo Renan Medeiros, a iniciativa melhora a qualidade do atendimento aos pacientes e alivia o trabalho dos cuidadores e familiares, tornando o processo mais acessível.

JORNAL IMPRESSO
06/09/2024
30/08/2024
23/08/2024
16/08/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS