As cidades inteligentes e os desafios das mudanças climáticas serão os temas principais do 18º Seminário Internacional de Governança e Sustentabilidade, promovido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Universidade de Alicante (Espanha) e Instituto Politécnico de Tomar (Portugal).
O evento acontece nos dias 19 e 20 de agosto no auditório do bloco 7 do campus Balneário Camboriú. O objetivo é debater aspectos relacionados à sustentabilidade e governança, com enfoque nas mudanças climáticas e nas cidades inteligentes e inclusivas.
A programação, elaborada pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da área de Ciências Jurídicas das instituições organizadoras, contemplará palestras, apresentações de trabalhos e debates. O evento é aberto ao público e terá transmissão on-line.
“Os novos estudos governamentais apontam que, somente no Brasil, mais de um terço das cidades têm moradores que vivem em áreas suscetíveis a desastres naturais. Desta forma, o desenvolvimento de conceitos, estratégias e recomendações para o estabelecimento de padrões de desenvolvimento urbano sustentável, bem como os riscos e as oportunidades da transformação das cidades inteligentes são elementos relevantes para o aprofundamento dos debates neste contexto", explica o professor e coordenador do curso de Direito em Balneário Camboriú, Newton Cesar Pilau.
O Seminário visa ainda produzir e valorizar pesquisas decorrentes de processos colaborativos e interdisciplinares de instituições públicas e privadas, além de trabalhos desenvolvidos por profissionais envolvidos com políticas públicas de desenvolvimento urbano, tecnológico e ambiental.
Durante o evento haverá o lançamento do livro Sustentabilidade e Existência: Análise jurídica e filosófica, escrito pelos professores Maria Claudia da Silva Antunes de Souza e Josemar Sidinei Soares. A obra tem prefácio da ministra do Superior Tribunal de Justiça, Nancy Andrighi.
“As mudanças climáticas têm causado desastres naturais com consequências de perdas de vidas humanas, desabrigados, desalojados, danos materiais e degradação ambiental. Neste sentido, o 18º Seminário Internacional de Governança e Sustentabilidade visa destacar essa pauta no âmbito dos direitos humanos e dos direitos fundamentais, abordando aspectos históricos, econômicos e do meio ambiente", afirma a professora Maria Claudia da Silva Antunes de Souza.
“Esse evento é uma oportunidade única de promover o diálogo, compartilhar conhecimentos e catalisar ações concretas em direção a um futuro mais sustentável e resiliente para as nossas cidades. A programação tem o potencial de gerar impactos positivos no âmbito acadêmico, nas políticas públicas e na prática profissional, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e ambientalmente consciente", complementa o professor e organizador do evento Daniel Ribeiro Preve.
O evento tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A programação completa e o link para inscrição estão disponíveis aqui.