O evento Itajazz, pioneiro em Itajaí e um dos primeiros de Santa Catarina neste gênero, chega à sua 27ª edição com programação gratuita entre os dias 06 e 09 de agosto no Mercado Público Municipal de Itajaí. As apresentações musicais terão início sempre às 20h com a Banda Itajazz, seguida de artista convidado, às 21h e jam session, às 22. A edição deste ano conta com o patrocínio da Lei de Incentivo de Itajaí, da Fundação Cultural de Itajaí e da Prefeitura de Itajaí, com apoio do Instituto Sorrir.
A Mostra de Jazz, Música Popular e Instrumental Brasileira acontece de terça a sexta-feira, com dois shows por noite, seguidos de uma jam session. "Neste ano, a programação continua a valorizar os artistas locais, além de incluir músicos convidados do Rio Grande Sul", destaca Arnou de Melo, músico e proponente do projeto.
A programação abre no dia 06 de agosto, às 20h, com a Banda Itajazz, seguida do show de Pedrinho Figueiredo e Antônio Flores (Porto Alegre-RS), às 21h, e a tradicional Jam Session às 22h. Pedrinho Figueiredo, renomado flautista e saxofonista, é conhecido por suas contribuições em diversos discos e apresentações internacionais. Antônio Flores, violonista e guitarrista, complementa o duo, trazendo uma vasta experiência e versatilidade musical.
No dia 07 de agosto, às 20h, a Banda Itajazz volta a se apresentar. Às 21h, o grupo Confluência, de Itajaí-SC, sobe ao palco. Com influências que vão do Jazz à Bossa Nova e do Choro ao Rock, o grupo promete uma noite de fusão musical e improviso. e para encerrar a noite, mais uma Jam Session às 22h.
A programação do dia 08 de agosto, às 20h, a Banda Itajazz mais uma vez se apresenta seguida da participação da cantora Mari Monteiro, às 21h, com seu novo show "Transbordar". Após um período dedicado à maternidade, Mari retorna aos palcos para celebrar sua trajetória artística com um repertório que mistura canções inéditas e releituras de trabalhos anteriores. Às 22h a programação encerra com Jam Session às 22h.
Para fechar o Itajazz 2024, no dia 09 de agosto, às 20h, a Banda Itajazz realiza sua última apresentação no evento seguida da participação de Giovanni Sagaz com o show "Alma Cheia", às 21h. O espetáculo inclui músicas do álbum lançado em 2023 e canções do grupo ItSit. Às 22h acontece a Jam Session de encerramento.
Durante as Jam Sessions, o palco fica aberto para todos os músicos presentes, resultando em apresentações únicas e improvisadas que prometem fascinar a plateia.
ITAJAZZ – A ORIGEM
Nos anos 90, um grupo de amigos músicos viajou aos Estados Unidos para aprimorar seus conhecimentos e tocar em casas de shows renomadas. Ao retornarem ao Brasil, apaixonados pelo jazz, iniciaram um movimento que deu origem ao Itajazz e foi precursor do Festival de Música de Itajaí. Em 1996, liderados por Arnou de Melo, músicos como Renato Rangel, Peninha e Louise Lucena começaram a fazer releituras de Música Popular Brasileira e standards de Jazz, iniciando as famosas quartas de Jazz no Célio’s Club. Com o tempo, o projeto se consolidou como Itajazz, promovendo encontros com grandes nomes da música brasileira e se tornando um dos principais eventos da cena musical catarinense.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Dia 06 de agosto – 3ª feira
20h | Banda Itajazz
21h | Pedrinho Figueiredo e Antônio Flores
22h | Jam Session
Dia 07 de agosto – 4ª feira
20h | Banda Itajazz
21h | Confluência
22h | Jam Session
Dia 08 de agosto – 5ª feira
20h | Banda Itajazz
21h | Mari Monteiro – Show Transbordar
22h | Jam Session
Dia 09 de agosto – 6ª feira
20h | Banda Itajazz
21h | Giovanni Sagaz – Show Alma Cheia
22h | Jam Session