quarta, 24 de julho de 2024
Cultura
08/07/2024 | 10:49

Saragaço celebra temporada de pesca da tainha com grande festa em Bombinhas neste fim de semana

Depois de praticamente dez anos, os pescadores artesanais de tainha do litoral catarinense comemoram uma boa safra, com excelente quantidade de peixes pescados e fartura para as comunidades tradicionais envolvidas com a atividade. Em Bombinhas, a celebração do fim da temporada acontece com o Saragaço, que ocorre entre esta sexta-feira (12) e domingo (14), na praia de Bombinhas, reunindo os nove ranchos de pesca participantes da Gincana Cultural. O evento, que é totalmente gratuito, conta ainda com apresentações culturais, gastronomia típica e shows de artistas locais.
 
Considerada a maior festa de encerramento da pesca artesanal da tainha, o Saragaço chega à sua oitava edição valorizando a cultura local e promovendo a integração entre pescadores, comunidade e visitantes. Neste ano, os ranchos participam de praticamente 50 provas, com adaptações de elementos da pesca e releituras de brincadeiras antigas. Algumas delas já vêm sendo realizadas ao longo do último mês e no fim de semana do evento acontecem as tarefas finais. No domingo (14), após encerradas todas as disputas, ocorre o anúncio dos ranchos vencedores da gincana. Ao todo, serão distribuídos quase R$ 20 mil em premiação.
 
Com programação extensa durante os três dias, o evento movimenta a praia de Bombinhas com diversas atrações culturais e excelentes opções de gastronomia para o público saborear enquanto assiste as provas. A competição de maior destaque nesses dias é a Mar à Tona, impressionante e belíssima corrida de canoas de um pau só com percurso de dez quilômetros, que exige muita força na remada para cruzar a linha de chegada.
Para o coordenador geral do projeto, Adauto Saturnino Januário, o Saragaço é um importante mecanismo de celebração da cultura e de proposição de discussões importantes a respeito da pesca artesanal. “A gente construiu um projeto com alma e, se tem alma, não tinha como ser diferente. O sucesso é fruto do trabalho de toda a comunidade, que abraçou o projeto e se vê representada por ele. Nossa proposta é celebrar uma parte importante da nossa história, mas também queremos propor debates que possam aperfeiçoar a forma como tratamos essa tradição”, comenta. 
 
O Saragaço é uma iniciativa da Associação Saragaço da Comunidade Tradicional de Bombinhas, com patrocínio da Prefeitura de Bombinhas, através da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas por meio do Edital Mestra Elza e apoio de 15 empresas locais. A programação completa do evento pode ser conferida em @saragacobombinhas.
 

PROGRAMAÇÃO:

- Sexta-feira: das 18h45 à meia noite:

Abertura oficial do evento

Prova Embalos de Sexta à Noite

Prova da Corneta em vários momentos

Prova Qual é a Música

Atração musical

 

- Sábado: das 8h às 23h:

Desfile de Abertura

Dominó

Prova da Tarrafa

Cerco às Cegas

Cabo de Guerra

Circuito

Outras provas

Atração musical

 

- Domingo: das 8h às 21h:

Mar à Tona

Tonto das águas

Prova da corneta em diversos momentos

Pirão na Cara

Provas surpresas

Premiações

Encerramento com apresentação musical

 

Foto: Cristian Cruz.


JORNAL IMPRESSO
19/07/2024
12/07/2024
05/07/2024
28/06/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS