quarta, 24 de julho de 2024
Economia
05/07/2024 | 10:36

5 Dicas para começar o seu Planejamento Financeiro

Planejamento financeiro é algo essencial para a vida de todas as pessoas, tanto na esfera pessoal quanto na profissional. Através do planejamento financeiro, é possível organizar gastos e atingir metas de forma mais assertiva.
 
Encontrar equilíbrio financeiro é um dos maiores anseios da população. Apesar de parecer impossível conquistar a estabilidade, um bom planejamento é o primeiro passo. O sócio-fundador da assessoria de investimentos Septem Capital, Leandro Lopes, destacou 05 dicas fundamentais para quem quer deixar o medo do dinheiro e organizar a vida financeira:
 
1. Entenda a sua realidade financeira
 
Compreender a sua realidade financeira é o pontapé inicial para identificar seu limite de gastos, os custos fixos e dívidas, sua renda mensal e extra, além de avaliar a necessidade de múltiplas contas e cartões de crédito. 
 
2. Organize os gastos
 
Utilize tabelas, planilhas, listas, aplicativos ou qualquer ferramenta que ajude na organização dos dados financeiros. Nelas, você pode anotar todas as despesas mensais e de longo prazo, facilitando também a criação de uma reserva de emergência. 
 
3. Entenda sobre finanças
 
Busque entender as diversas aplicações do dinheiro, aumente as chances de encontrar oportunidades, seja em investimentos, abertura de novas contas ou até mesmo na compreensão dos juros. Isso ajuda na escolha das melhores opções de cartões de crédito e seus benefícios. 
 
4. Trace metas
 
Com objetivos traçados, é mais fácil desenhar a melhor estratégia. Saber o quanto precisa economizar para viajar, comprar uma casa, fazer um procedimento mais caro ou realizar qualquer outro sonho permite alcançá-los com planejamento, tempo e sem sobrecarregar as finanças. 
 
5. Clássica conselho: economize!
 
Parece simples, mas essa orientação é a mais valiosa. Economizar, mesmo em pequenos gastos, evitando compras por impulso, vai "limpando" o caminho aos poucos. Para quem tem dificuldades ou não quer fazer grandes mudanças no presente, diminuir os gastos é um ótimo começo.
 
Todas essas dicas podem ser aplicadas para qualquer objetivo, seja quitar dívidas, realizar viagens dos sonhos ou alcançar a estabilidade financeira. Leandro Lopes destaca a importância do planejamento financeiro a longo prazo para a obtenção de resultados significativos. 
 
“Planejamento é a base para alcançar o sucesso em qualquer área da vida. Seja qual for o objetivo do investidor, é crucial ter conhecimento de todas as etapas de um planejamento para, então, colocá-lo em prática. É crucial revisar periodicamente o planejamento e adequar-se às mudanças que podem ocorrer, tais como: mudanças de renda, estrutura familiar, saúde, sucessão financeira, entre outros“.
 

JORNAL IMPRESSO
19/07/2024
12/07/2024
05/07/2024
28/06/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS