segunda, 22 de julho de 2024
Saúde
01/07/2024 | 16:17

Julho Amarelo: Saúde oferta testes rápidos de hepatites virais por demanda livre

Em alusão ao “Julho Amarelo”, mês voltado a ações de preventivas contras as Hepatites Virais, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, oferta testes rápidos gratuitos para a população por demanda livre, sem necessidade de agendamento. O atendimento é das 07h às 17h, na Policlínica Municipal, e segue até o dia 31 de julho.
 
A coordenadora da Policlínica Municipal, Sabrina Rodrigues Sackis, explica que também terão palestras ao longo do mês, relacionado a prevenção das hepatites virais. “O objetivo é ampliar o conhecimento das pessoas sobre a doença, que apresenta poucos sinais em seus estágios iniciais – mas que há como identificar. A ideia é incentivar o tratamento precoce”, pontua.
 
O Dia Mundial das Hepatites Virais, 28 de julho, foi criado em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a Lei nº 13.802/2019, instituiu o Julho Amarelo, a ser realizado a cada ano em todo o território nacional.
 
As hepatites virais são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D e E. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
 
Podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral (especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos), pela relação sexual desprotegida, pelo contato com sangue contaminado (através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes), da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.
 
A Secretária de Saúde, Barbara Juma Lugogo, reforça a mensagem do diagnóstico precoce através dos testes rápidos. “Quanto antes a doença for descoberta, maior a chance de cura e controle. Durante o mês de julho esse atendimento será diário, mas ao longo de todo o ano os testes são ofertados gratuitamente no município”, finaliza.

JORNAL IMPRESSO
19/07/2024
12/07/2024
05/07/2024
28/06/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS