quarta, 24 de julho de 2024
Cultura
01/07/2024 | 16:10

"Quem odeia o capitalismo ambiciona a miséria", defende Milei em novo livro traduzido

  Eleito Presidente da República da Argentina em 2023, o economista Javier Milei teve seus textos com ideias e planos organizados no livro Viva A Liberdade, Carajo!. A obra chega ao Brasil pelo selo Edições 70, da editora Almedina Brasil, com tradução do professor e jurista Tiago Pavinatto.

Publicado originalmente na Itália, o título foi ampliado e conta com notas que contextualizam os temas nacionais argentinos e esclarecem conceitos econômicos e ideológicos. O conteúdo extra apresenta também os perfis dos personagens mencionados nos ensaios, mas que podem ser desconhecidos para alguns.
 
Graduado, Mestre e Doutor em Economia pela Universidade de Buenos Aires, Milei é conhecido por suas posições firmes e controversas. Autodenominado o primeiro presidente libertário da história, seus escritos abrangem desde críticas ao Estado e à redistribuição de riqueza até suas visões sobre o mercado e a liberdade individual.
 
Sempre disruptivo em suas falas e ações, o argentino é uma figura multifacetada que já atuou como goleiro de futebol, músico e ator. Sua ascensão política é marcada por críticas contundentes à "casta política" que, segundo sua convicção, provocaram a crônica situação econômica da Argentina. A trajetória que o levou da assessoria de presidenciáveis à presidência motiva admiração e indignação com a mesma paixão em todo o mundo.
 
Na primeira parte do compilado, o autor explica porque considera a justiça social o caminho para o autoritarismo, reflete sobre como liberdade e propriedade inexistem sem a vida, declara que quem odeia o capitalismo ambiciona a miséria e defende o fim do assistencialismo estatal.
 
Em seguida, são apresentados os planos do economista para a Argentina, discutindo as intervenções políticas necessárias para sanar o dilema da inadimplência, da hiperinflação e do Kirchnerismo, que ele considera a verdadeira herança maldita do país. O lançamento apresenta ainda a reprodução de discursos realizados durante a posse como presidente, em dezembro de 2023, e na passagem pelo 54º Fórum Econômico Mundial, em janeiro de 2024.
 
As transcrições de duas entrevistas com Milei, realizadas em 2023 e 2024, e o detalhamento do programa eleitoral com o qual ele concorreu e venceu as eleições encerram o título. Esse material contribui para uma compreensão profunda de como sua campanha convenceu milhões de argentinos a confiarem nele para reformar o país.
Viva A Liberdade, Carajo! é leitura essencial para quem deseja entender o pensamento libertário de um dos líderes mais provocadores e influentes da atualidade. A obra é uma ferramenta valiosa tanto para estudiosos de economia e política quanto para o público geral interessado nas ideias que estão moldando o futuro da Argentina e repercutem em toda a América Latina.
 
Sobre o autor 
Javier Gerardo Milei nasceu em Buenos Aires em outubro de 1970. Economista Graduado, Mestre e Doutor, conta com vasta contribuição acadêmica e literária às ciências econômicas. Conhecido por suas opiniões fortes, Milei foi eleito deputado nacional em 2021, e, em 2023, Presidente da República Argentina. Autodenominado o primeiro presidente libertário da História, obteve 55,69% dos votos válidos e tem como bandeiras a dolarização da economia argentina, a redução dos subsídios do Estado à população e o fechamento do Banco Central do país.
 
Sobre o tradutor
Tiago Pavinatto é graduado, pós-graduado, Mestre e Doutor pela Faculdade de Direito da USP do Largo São Francisco, onde prepara sua Livre-Docência. Professor, advogado, palestrante, jornalista, filósofo conservador heterodoxo e polêmico pensador político, é autor de diversos títulos publicados pelo Grupo Almedina. Tornou-se uma das maiores audiências da televisão brasileira como apresentador do talk show diário sobre política Linha de Frente e como integrante do elenco fixo de comentaristas de outro programa diário de grande sucesso, o icônico Os Pingos Nos Is, ambos transmitidos pela Jovem Pan News. É autor do best-seller “Da Silva: A Grande Fake News da Esquerda”.
 
Sobre a Almedina Brasil 
Fundada em 1955, em Coimbra, a Almedina orgulha-se de publicar obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão. Líder em edições jurídicas em Portugal, a editora publica títulos de Filosofia, Administração, Economia, Ciências Sociais e Humanas, Educação e Literatura. Em seu compromisso com a difusão do conhecimento, ela expande suas fronteiras além-mar e hoje traz ao público brasileiro livros sobre temas atuais, em sintonia com as necessidades de uma sociedade em constante mutação.

JORNAL IMPRESSO
19/07/2024
12/07/2024
05/07/2024
28/06/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS