sábado, 20 de julho de 2024
Cultura
27/06/2024 | 17:13

BC: Exposição apresentará maquetes do Hotel Marambaia e da Igreja Santa Inês

A exposição Maquetes do Patrimônio será aberta dia 4 de julho, às 17h, no Arquivo Histórico de Balneário Camboriú. Estarão expostas maquetes de dois prédios icônicos que fazem parte da paisagem urbana local: o Hotel Marambaia e a Igreja Santa Inês.
 
As estruturas foram produzidas pelo projeto Maquetes do Patrimônio, contemplado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital da Fundação Cultural de Balneário Camboriú. A realização do projeto é do Observatório de Interações no Ambiente (OiA) e Instituto Hügato - Estudos e Documentação Socioambiental.
 
O Hotel Marambaia e a Igreja Santa Inês são prédios integrantes do patrimônio cultural de Balneário Camboriú. São consideradas edificações que representam ainda hoje o espírito de modernidade assumido pela cidade desde seus momentos iniciais, quando se preparava para ser um polo de lazer e turismo. A intenção da exposição, que ficará gratuita e permanentemente no Arquivo Histórico, é aproximar a população geral dos aspectos técnicos e históricos das duas arquiteturas.
 
Conforme o arquiteto e urbanista Gabriel Gallarza, o projeto apresenta o uso da maquete física como ferramenta de reconhecimento e valorização do patrimônio cultural da cidade. “A exposição pretende aproximar o público em geral, especialistas e leigos, com alguns elementos icônicos do patrimônio edificado da cidade e, com isso, despertar a atenção para a importância da preservação dos bens, criando, de forma lúdica, uma ligação afetiva com eles. A valorização das nossas edificações e dos nossos conjuntos arquitetônicos mais representativos em termos histórico-culturais é uma das nossas aspirações”, explica Gallarza, coordenador do projeto.
 
Além da exposição permanente, o projeto inclui uma oficina de maquetes também gratuita e aberta ao público. A oficina será no Arquivo Histórico, dia 5 de julho, às 9h. Para quem quiser se aprofundar ainda mais no tema, Gallarza conduzirá uma visita guiada a cada uma das edificações dia 6 de julho (às 10h no Hotel Marambaia e às 14h na Igreja Santa Inês). Abaixo, informações sobre como participar da oficina e da visita guiada.

JORNAL IMPRESSO
19/07/2024
12/07/2024
05/07/2024
28/06/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS