quarta, 24 de julho de 2024
Geral
24/06/2024 | 10:50

BC: Acesso à Casa do Autista vai seguir cadastro da Saúde

O acesso da comunidade autista infantil ao Complexo Neurossensorial Casa do Autista, a ser inaugurado nesta sexta-feira (28) pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, vai respeitar o cadastro único mantido na rede municipal de saúde. Atualmente, a listagem reúne 519 crianças, 436 delas com diagnóstico de autismo nível 1 ou 2.
 
A relação está disponível para consulta no site do Município (www.bc.sc.gov.br – menu Serviços/Lista de Espera Saúde). Novos interessados (com ou sem diagnóstico médico) no suporte especializado oferecido no contraturno escolar pela Casa do Autista devem procurar a Unidade Básica de Saúde para os encaminhamentos necessários.
 
A convocação das crianças cadastradas será progressiva até o limite de vagas do Complexo Neurossensorial Casa do Autista – projetado para atender crianças de 3 a 12 anos de idade com diagnóstico de autismo nível 1 ou 2. A previsão é de que o atendimento seja integralizado em até 4 meses.
 
Crianças com diagnóstico de autismo nível 3 seguem sendo direcionadas para a Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA Litoral) – que conta com apoio financeiro e de recursos humanos do poder público municipal – até que o projeto destinado ao atendimento de autistas com diagnóstico nível 3 e de autistas jovens e adultos seja implementado pela Prefeitura. A previsão é de que a estrutura seja montada ao lado do Complexo Neurossensorial Casa do Autista.
 
Inauguração
A apresentação pública do Complexo Neurossensorial Casa do Autista acontece no dia 28, às 10 horas, na Alameda Delfim de Pádua Peixoto, s/ n. – Bairro dos Municípios – com solenidade aberta à comunidade e visitação orientada.
 
O Complexo
Projetado para atender gratuitamente a população autista infantil residente na cidade, bem como os núcleos familiar e escolar dela, pela integração de projetos, programas e serviços, o Complexo Neurossensorial Casa do Autista é um centro público especializado no diagnóstico e no tratamento do Transtorno do Espectro Autista com capacidade para 200 crianças/dia.
 
Com base no método terapêutico Análise do Comportamento Aplicada (ABA), o Complexo vai oferecer, numa estrutura de 3,8 mil m², diagnóstico, atendimento multiprofissional, medicina integrativa, formação para pais e responsáveis, capacitação para a rede escolar, centro de convivência e centro de altas habilidades. Para isso, dispõe de espaços inovadores e inclusivos como: o jardim e a sala sensorial; a sala psicomotricidade e a minicidade; e as salas temáticas Lego, Gamer, Toy Story, Mundo e Jurássica. Um robô interativo, operado por inteligência artificial, também fará parte das atividades inclusivas locais.
 
Além disso, todos os profissionais que vão atuar no local, nos diferentes níveis, passam por capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) – condição necessária para compor a equipe e promover a abordagem integrada e qualificada a ser instituída no complexo.

JORNAL IMPRESSO
19/07/2024
12/07/2024
05/07/2024
28/06/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS