quarta, 24 de julho de 2024
Geral
21/06/2024 | 10:11

Francisco Graciola, da FG, recebe Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina nesta sexta-feira, dia 21

O empresário Francisco Graciola, da FG Empreendimentos (Balneário Camboriú) recebe nesta sexta-feira, 21, da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, em solenidade que também serão homenageados os empresários Assis Strasser, da GTS do Brasil (Lages); Heinz Engel, do Conselho de Acordantes da Condor (São Bento do Sul); Henrique Deiss, da Têxtil Oeste (Mondaí); e Vera Olivo, da La Moda (Criciúma). 
 
Na oportunidade, Leonardo Fausto Zipf, presidente da Duas Rodas Industrial, de Jaraguá do Sul, receberá a Ordem do Mérito Industrial da CNI, a comenda máxima da indústria nacional. Os eventos serão na sede da entidade, em Florianópolis, com início marcado para às 10h30. 
 
Para o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, o protagonismo, a resiliência e a capacidade de se reinventar estão entre os principais valores do industrial catarinense. “A distribuição geográfica dos empreendimentos dos homenageados deste confirma o que os dados nos mostram: nossa indústria é forte em toda Santa Catarina”, destaca.
 
A Ordem do Mérito Industrial de SC foi instituída pela FIESC no ano de 2000 para reconhecer personalidades e instituições que atuam na promoção do desenvolvimento da indústria catarinense. São concedidas no máximo cinco distinções por ano.
 
Os nomes são indicados pelas vice-presidências regionais da FIESC e pelos sindicatos industriais e selecionados pelo Conselho da Ordem do Mérito, presidido pelo chanceler Edvaldo Ângelo, industrial e diretor 1º secretário da entidade. 
 
Nesta sexta, a partir das 10h30, também será entregue o Mérito Sindical. A homenagem é conferida aos sindicatos que cooperam para o fortalecimento da representatividade empresarial catarinense e que permanecem filiados à FIESC por um longo período. Em 2024, recebem a honraria 20 sindicatos.
 
Saiba Mais
 
Francisco Graciola (FG Empreendimentos) - Nascido em Gaspar, em 1952, numa família de agricultores, Francisco Graciola é o personagem por trás de alguns dos arranha-céus mais altos do país, construídos pela FG Empreendimentos. Empreendedor desde muito jovem, mudou-se para Blumenau onde foi barbeiro, dono de lanchonetes e até alfaiate antes de começar a construir empreendimentos. Iniciou suas obras em Blumenau e logo voltou sua atenção para o mercado imobiliário de Balneário Camboriú, na década de 1980. Investiu no ramo hoteleiro, com a construção do hotel Vila Germânica, em Piratuba, e com o Fazzenda Park Resort ,em Gaspar. Em 2001, criou a FG Empreendimentos, com o filho Jean Graciola. A empresa é a segunda maior do setor da construção civil de capital fechado no Brasil. Já entregou 63 empreendimentos, somando mais de 5,3 mil unidades residenciais. Hoje, Francisco está à frente do conselho consultivo da holding com mais de 60 empresas nos segmentos de construção e incorporação, hotelaria, entretenimento, indústria alimentícia e serviços. 
 
Ordem do Mérito CNI
 
Leonardo Fausto Zipf - O Presidente da Duas Rodas, empresa que posicionou como líder no mercado latino-americano de ingredientes para alimentos, nasceu em Blumenau, em 1964. Iniciou a sua marcante trajetória em 1988, na área comercial. Há três décadas, Leonardo atua diretamente na expansão global da Duas Rodas. Liderou o projeto de internacionalização, estabelecendo unidades produtivas no Chile, na Colômbia, no México e, em 2024, adquiriu a tropextrakt GmbH, na Alemanha. Com essa aquisição, a Duas Rodas estabeleceu um Centro Avançado de Inovação e Logística em um dos maiores mercados globais. A empresa também expandiu sua presença com escritórios comerciais nos EUA e na China. No Brasil, Leonardo esteve à frente da implantação da unidade produtiva em Estância (Sergipe) e, em 2015, liderou a aquisição da Mix Indústria de Produtos Alimentícios Ltda, em São Bernardo do Campo (SP). O Grupo Duas Rodas conta com mais de 1.700 colaboradores, sendo 1.200 na matriz, em Jaraguá do Sul (SC). O empresário também se destaca pela atividade associativa, exercendo liderança em organizações de Jaraguá do Sul e de SC. Foi vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul (ACIJS), vice-presidente da FIESC e presidente do Conselho de Administração da ADVB-SC, entre outras participações.
 

JORNAL IMPRESSO
19/07/2024
12/07/2024
05/07/2024
28/06/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS