segunda, 22 de julho de 2024
Educação
21/06/2024 | 10:06

Fapesc dialoga com universidade francesa sobre oportunidades de parcerias

Oportunidades de cooperações científicas e acadêmicas entre as instituições de ensino superior catarinenses (IES) e a Universidade de La Rochelle, na França, foram tema de uma reunião nesta terça-feira, 18, em Florianópolis. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), recebeu representantes da instituição francesa para dialogar com representantes das IES públicas e privadas sem fins lucrativos sediadas em Santa Catarina.
 
A reunião fez parte de uma agenda organizada pela Fapesc, que trouxe os professores da Universidade de La Rochelle, Márcia Rawlings e Laurent Picot, para dialogar com as IES catarinenses. O encontro entre as universidades catarinenses e francesa é uma das ações desenvolvidas pela Fapesc alinhadas ao movimento das Nações Unidas sobre a Década de Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
Segundo o presidente da Fapesc, a reunião marcou o início de uma aproximação mais efetiva das instituições de ensino federais, estaduais e comunitárias catarinenses com a Universidade de La Rochelle. “Conhecemos as possibilidades de incluirmos os alunos das nossas IES na Universidade de La Rochelle e de trazermos alunos da França para Santa Catarina. Esse intercâmbio vai ser uma das iniciativas de internacionalização e de comunicação protagonizada pela Fapesc com outras partes do mundo, buscando a troca científica”, afirma.
 
Márcia Rawlings, que é professora na área de negócios internacionais na Universidade de La Rochelle, considera que há grandes oportunidades para estabelecer parcerias com as instituições catarinenses. “Que possamos aumentar as possibilidades de intercâmbio para os nossos estudantes, não apenas na parte de mobilidade de estudos, mas também de estágios. As línguas estrangeiras aplicadas são uma oportunidade imensa para aumentarmos essa parceria com a Fapesc e as universidades, já que são extremamente importantes para que os estudantes possam ter essa amplitude de negociação internacional”,
 
O professor e pesquisador da Universidade de La Rochelle, Laurent Picot, pontua que a agenda também foi uma oportunidade para conhecer as instituições e dialogar com pesquisadores. “Temos uma oportunidade de estabelecer parcerias muito interessantes e para estudantes e professores trabalharem juntos. São possibilidades de organizar intercâmbio de estudantes e convidar pesquisadores para interações nas universidades, além de pensar em dupla titulação para cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado”.
 
Após o encontro na Fapesc, a agenda seguiu na terça-feira, 18, com visitas técnicas e reuniões no campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O roteiro encerrará nesta quarta-feira, 19, no campus de Itajaí da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com reuniões, apresentação de projetos e visitas a laboratórios e setores.
 

JORNAL IMPRESSO
19/07/2024
12/07/2024
05/07/2024
28/06/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS