quarta, 24 de julho de 2024
Geral
19/06/2024 | 17:45

Univali recebe pesquisadores da Universidade de La Rochelle

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebeu nesta quarta-feira, 19, a visita técnica de pesquisadores da Universidade de La Rochelle, na França. A visita foi intermediada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). 
 
O objetivo da vinda dos pesquisadores Laurent Picot e Márcia Rawlingson foi conhecer a estrutura da Univali, a fim de viabilizar o intercâmbio científico docente e discente entre as duas instituições, o desenvolvimento de pesquisas em parceria, bem como a possibilidade de oferta de cursos de graduação e pós-graduação em regime de dupla titulação. 
 
“Estamos muito felizes com a vinda dos pesquisadores da Universidade de La Rochelle, pois a internacionalização da Univali sempre foi uma das principais metas do nosso plano de gestão e, desde 2018, temos tido importantes avanços nos acordos de cooperação internacional. Até 2026, nossa intenção é a ampliação da mobilidade, o incremento do intercâmbio docente, discente e técnico-administrativo, a expansão da participação da Univali em redes internacionais de pesquisa, além da simplificação do processo de admissão de estrangeiros”, destacou o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa. 
 
O roteiro da visita técnica incluiu apresentações sobre o curso de Comércio Exterior, Univali Idiomas, Univali Carreiras, Hub de Inovação e Empreendedorismo, Coordenadoria de Internacionalização, Central de Laboratórios de Ensaios Analíticos (Clean) e projetos relacionados ao monitoramento costeiro. 
 
“Nós agradecemos muito a oportunidade de conhecer a Univali. Tivemos excelentes apresentações que mostraram que temos muito em comum e que esta parceria pode ser muito positiva. Estamos encantados com os projetos realizados tanto nas áreas de sustentabilidade e monitoramento costeiro quanto em comércio exterior, licenciaturas e idiomas”, enfatizou a pesquisadora Márcia Rawlingson. 
 
O professor Laurent Picot, que coordenada a Rede Franco-Brasileira de Produtos Naturais, destacou a conexão entre as universidades em campos como oceanografia, biologia marinha, bioquímica, farmacologia e plantas medicinais. “Estamos muito impressionados com a estrutura e os serviços da Univali e tenho certeza que iremos embora com boas perspectivas de trabalharmos juntos em diversas áreas. Além da realização de pesquisas em conjunto, creio que o intercâmbio de estudantes e professores também poderá ser viabilizado”. 
 
A Univali possui mais de 140 acordos de cooperação com instituições de ensino e entidades de 25 países. Além dos programas de mobilidade e intercâmbio com instituições estrangeiras, a instituição oferta cursos em dupla titulação com universidades de países como Estados Unidos, Espanha, Itália, Colômbia, Peru e Argentina.

JORNAL IMPRESSO
19/07/2024
12/07/2024
05/07/2024
28/06/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS